Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 8 de abril de 2014

Lá fora - 200 : Joséphine


Tu seras plus que reine! - É o que diz a feiticeira mulata à jovem que então ainda se chama Marie Joséphe Rose Tascher de la Pagerie, filha dos donos de uma plantação na ilha da Martinica, Caraíbas. Só em Outubro de 1779 é que a futura Josefina conhece França, para casar no dia 13 de Dezembro com o visconde Alexandre de Beauharnais, filho do marquês de La Ferté-Beauharnais, governador das Antilhas Francesas. O resto é conhecido.

- François Gérard, Portrait de l' épouse du Premier Consul, 1801, óleo sobre tela.

- Hector Viger, em 1867 pinta uma cena que ocorreu décadas antes - Josefina e os seus filhos, Eugénio e Hortênsia, visitam Alexandre de Beauharnais na prisão do Luxemburgo. O marido de Josefina tinha entrado na política depois da revolução. Foi deputado, secretário da Assembleia Constituinte, sucedeu a Mirabeau como presidente do Clube dos Jacobinos, e foi duas vezes presidente da Assembleia. Caído em desgraça, acabou na prisão das Carmelitas donde saíu para a guilhotina a 23 de Julho de 1794. Josefina, também ela detida na mesma prisão salva-se por milagre : um dos muitos libertados após a queda de Robespierre.
 - Pierre Paul Prudhon, Joséphine dans son parc de Malmaison, 1805.

 - nécessaire de toilette da Imperatriz por Félix Rémond.


- Hector Viger e outra cena ocorrida décadas antes : Josefina recebe Alexandre I da Rússia, acompanhada dos seus filhos Eugénio e Hortênsia e dos seus netos, Napoléon-Louis e Louis-Napoléon ( futuro Napoleão III ). A tela é de 1864.

Uma exposição patente no Museu do Luxemburgo, Paris, assinala os 200 anos passados sobre a morte da Imperatriz Josefina, falecida no dia 29 de Maio de 1814 no seu castelo de Malmaison. Foi enterrada a 2 de Junho na igreja Saint-Pierre et Saint Paul em Rueil onde o seu túmulo ainda hoje se encontra.

5 comentários:

MR disse...

Deve ser bem gira.

ana disse...

Gostei muito deste registo.
Obrigada pela partilha.
Boa tarde!:))

LUIS BARATA disse...

Boa tarde!

MR disse...

Parabéns pelo n.º 200 da serie.

Jad disse...

Espero que os ventos sofrem em outra direção, em junho. Pode ser que se consiga passar por Paris.