Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Dionysos, uma taberna grega em Lisboa


Há uns tempos abriu na Rua das Janelas Verdes, frente ao MNAA, um restaurante grego, onde se comia bem, segundo uma amiga. Desde essa altura que estava para ir lá porque gosto muito de comida grega. Há uns dias, fomos até lá. Éramos três. Comemos umas entradas muito boas, filetes de sardinha (diferentes dos nossos) e moussaka. Para finalizar uma baklava rodeada de uns cubos de melão polvilhados de canela e amêndoa. Tudo delicioso, incluindo a baklava que era pouco doce. Bebemos um vinho branco seco, do norte da Grécia, Thessalikos, que nos foi recomendado pelo dono, muito atencioso. Jantar acompanhado com música grega, o que dispõe sempre bem.


Numa parede um cartaz do romancista Nikos Kazantzakis. Não sabia que o instituto Camões tinha assinalado no ano passado os 60 anos da morte do autor de Zorba, o Grego.



Υγεία!
Bom apetite! 

3 comentários:

APS disse...

Tive que pedir uns esclarecimentos, aqui à minha Comadre, porque não sou versado em grego..:-) Comestível. Do bebível, já provei coisas muito estimáveis, não in loco, mas na Inglaterra e na Alemanha. Saude-se a dança do Zorba e a música do Theodorakis, sempre bem-vindos!
Boa tarde.

M,Franco disse...

O meu apetite vai para a música de Theodorakis.
Nunca me esqueci deste filme, e esta cena é inesquecível.
Quanto à comida cada vez me é mais indiferente. Ainda bem que
aprecia novas experiências culinárias, é estimulante.

MR disse...

Gosto da cozinha grega, que é parecida com a do Médio Oriente e a turca. Eles devem-nas achar todas diferentes. :) Não estava com grande fezada no vinho grego, mas foi uma agradável surpresa.
Quando viajo experimento quase tudo o que posso. Comer mal, mas mal mesmo, comi na Noruega. Só se safou um ou dois pratos de peixe. Mas gostei do país e dos noruegueses.
Boa tarde aos dois.