Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O filme, a herdade e a sua história




Gosto do ator Albano Jerónimo e, portanto, estou curioso por ver A Herdade, o filme que ele protagoniza e que vai chegar às salas de cinema em setembro. Entretanto, está indicado para os prémios Goya e terá estreia mundial no Festival de Veneza. É a primeira vez nos últimos 14 anos (depois de O Fatalista, de João Botelho, em 2005) que um filme de produção nacional está na competição daquele festival italiano.
O filme passa-se aqui a dois passos de Lisboa, em Alcochete, na Herdade da Barroca, propriedade da família Lupi. Além de ser uma das mais bonitas propriedade ribatejanas, tem uma história que remonta ao séc. XVI, quando os terrenos da Barroca d’Alva pertenciam à Coroa Portuguesa, desde 1585, tendo merecido mais tarde reconhecimento como espaço agrícola em 1767.
Foi nessa altura que Jácome Ratton obteve da Coroa o seu arrendamento perpétuo e iniciou, na herdade, o plantio de amoreiras para reforço da criação de bichos-da-seda, a partir dos quais era abastecida a Real Fábrica das Sedas, então nascida na zona a norte do atual Largo do Rato, em Lisboa, de então conhecida como Amoreiras.
Em 1867, a propriedade viria a ser adquirida por José Maria dos Santos, antepassado do atual proprietário – José Samuel Pereira Lupi. É sob a direção deste último que, hoje em dia, a Herdade da Barroca d’Alva mantém em atividade uma coudelaria além do aproveitamento do vasto montado de sobreiro que a integra e dos terrenos de regadio que a delimitam a Norte e a Poente.
No seu extenso monte, cujas construções mais antigas datam do séc. XVIII e que foram iniciativa de Ratton, é possível observar as instalações da coudelaria, de que fazem parte um antigo picadeiro interior e outro exterior de construção recente, as cavalariças e a sala dos arreios; a praça da tenta, a Capela de Nossa Senhora da Graça e inúmeras instalações ligadas às atividades aí desenvolvidas. Além de dispor de um hotel rural, a herdade conta com 1800 ha e situa-se junto à Reserva Natural do Estuário do Tejo, possibilitando belos passeios de BTT, todo terreno e diversas atividades desportivas como equitação e pesca.

1 comentário:

MR disse...

Quero ver este filme.
Bom fim de semana!