Prosimetron

Prosimetron

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Biblioteca Central da Universidade de Indiana (EUA)


Esta biblioteca foi projetada pelo atelier Eggers & Higgins: onze pisos de painéis de pedra calcária sem janelas, cuja construção começou em 1966 e foi concluída em 1969.
A biblioteca tem quase 10 milhões de livros e afunda 2 cm por ano porque os arquitetos esqueceram-se de incluir o pesos dos livros no projeto.

5 comentários:

Maria disse...

Sem janelas?
Só com luz artificial?
Que desperdício...
Afunda 2 cm por ano?
E agora?

Bom resto de domingo!
🌻

MR disse...

Há cada programa de biblioteca! E há cada arquiteto!
Boa tarde!

Justa disse...

Esto me recuerda a uno de los proyectos de la Nasa de hace unos años, cuando una nave se había perdido por hacer uno de los cálculos (no recuerdo cuál) en una medida diferente. Parece increíble que puedan suceder cosas así, al ser un equipo el que trabaja conjuntamente, no una sola persona.

Como la biblioteca se siga hundiendo van a tener que poner claraboyas.

Un abrazo y buena semana.

PNLima disse...

Os arquitectos às vezes são uns arquitontos (eu sei, que trabalho com uma). E sem janelas é de doidos mesmo. Eles deviam visitar a biblioteca de Vila Franca de Xira, para ver se aprendiam qualquer coisa, ou a de Amesterdão!
Bom dia

MR disse...

Bem, a parte sem janelas pode ser para os depósitos de livros, mas uma biblioteca universitária costuma ser feita em livre acesso, o que talvez seja feito nos quatro pisos dos dois edifícios que têm janelas, um dos quais já deve estar um pouco soterrado.
Bom dia para as duas.