Prosimetron

Prosimetron

sábado, 29 de maio de 2021

Cafés

Amélia em Campo de Ourique

«De Portugal a São Petersburgo, temos cafés, lugares onde podemos instalar-nos de manhã, pedir um café ou um copo de vinho, passar o dia a ler jornais de todo o mundo, a jogar xadrez e a escrever. A lista dos livros magníficos que foram escritos em cafés +e enorme. Há pessoas que sempre escreveram nesses lugares e preferem essa forma de vida. Não há cafés em Moscovo, uma cidade que faz fronteira com a Ásia. Há uma fronteira clara: Odessa assinala o limite do café.  Eu sou uma criatura do café, não do pub. [...] Sinto-me em casa em qualquer sítio da Europa porque logo que chego me dirijo a um café, ou desafio alguém para um jogo de xadrez, ou peço que me tragam os jornais naquelas estruturas de madeira antigas onde são enrolados. É a sociedade mais igualitária do mundo porque, pelo preço de um café ou de um copo de vinho, se pode ficar o dia inteiro à mesa, a escrever ou a fazer outra coisa. Depois das aulas em genebra, os meus alunos sabiam em que estabelecimento eu tomava o segundo café da manhã ou um copo de vinho branco e apareciam para conversar. É aí que a vida intelectual fervilha.


«São questões muito difíceis; é inútil negociarmos quer com as nossas paixões, quer com os nossos maiores erros. Os meus filhos diriam que a América é o futuro e talvez já seja o presente. Preferiram viver assim, orgulho-me deles e gosto ed os visitar muitas vezes. Mas as minhas memórias são demasiado poderosas, a educação francesa foi demasiado forte. Porque não vou para o céu? Sem dúvida, por excelentes razões morais, mas também por razões muito mais práticas: já lá estive. O que é o céu? É a Galleria em Milão. Eu sentado à frente de um capuccino a sério, o La Stampa, o Frankfurter Allegemime, o Le Monde e o Times. Tenho um bilhete para o La Scala no bolso e sinto os dez ou doze cheiros complexos da Galleria - do chocolate, da padaria, das vinte livrarias (que estão entre as melhores do mundo); os sons dos passos das pessoas dirigindo-se à opera ou aos teatros nessa noite; o modo como Milão vibra em nosso redor. Já lá estive, não terei direito a um segundo céu.»
Entrevista de George Steiner a Ronald A. Sharp para a Paris Review, 1995.
In: Entrevistas da Paris Review. Lisboa: Tinta da China, 2017, vol. 3, p. 131-132.

Um tema que George Steiner retomou em Uma ideia de Europa.

9 comentários:

APS disse...

Steiner é sempre bom de reler. Como ensaísta, tem a inteligência de ultrapassar a vulgaridade da corrente dominante e, deste modo, enriquecer o leitor comum...
Bom fim-de-semana!

Maria disse...

Este Café Amélia parece bem simpático e acolhedor.
Gosto do Steiner, só lamento ele preferir o ALA ao JS.
Ah, e também lamento nunca ter estado em Milão.😪

Boa tarde!

Rui Luís Lima disse...

Adorei ler este texto:-)
Fui um habitante dos cafés à falta d um quarto que fosse meu:(
Tenho que pedir os volumes 2 e 3 da Paris Review da Tinta da China na Biblioteca.
Só li e tenho o primeiro volume.
Bom fim-de-semana

Maria disse...

Se me permite, Mister Vertigo, porque não os compra directamente à Tinta da China? Fazem 10% de desconto e não cobram os portes de envio. E assim estaria a ajudar uma editora independente.
E só sugiro isto porque sendo livros de consulta e releitura constantes convém tê-los sempre à mão.
Boas leituras!
📚 📖

MR disse...

Não conheço este café Amélia, mas estou com vontade de ir passear por Campo de Ourique.~
Eu agora tb requisito muitos livros na biblioteca porque o espaço...
Também fui uma grande frequentadora de cafés, onde estávamos uma manhã ou uma tarde com um café e às vezes um queque, palmier, croissant, etc, consoante a 'especialidade' do café.
Continuo a gostar de cafés.
Boa tarde a todos!

Maria disse...

E depois pode ir espreitar a Casa Fernando Pessoa e ver se têm lá mps 😉
Ah, mas eu sempre fui grande frequentadora de bibliotecas e a de CB é muito boa para livros antigos, encontrei lá preciosidades. As novidades é que não têm nada a ver com o meu gosto literário.
Contudo, livros de entrevistas deste género, eu prefiro ter perto de mim.
Bom sunset!
🌅

MR disse...

Sim, mas não me parece que tenham. Infelizmente! 😉
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

O texto é interessantíssimo. Também gosto muito de cafés (e de pastelarias). Boa tarde!

MR disse...

os meus cafés incluem pastelarias. 😊☕
Boa semana!