Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Leituras no Metro - 1080

Lisboa: Fund. Francisco Manuel dos Santos, 2021

Quantos museus existem em Lisboa? São mais de 70, o preço médio de entrada é de quatro euros e, contudo, muitos lisboetas não os conhecem. 
Neste livro Covadonga Valdaliso descreve a experiência de visitar, ao longo de várias semanas, alguns museus da capital. 
Não se trata de um guia dos museus, mas sim de um passeio diletante, em que falou com os guardas dos espaços de forma anónima, conta-nos o que gostou de ver, nomeadamente das lojas dos museus. Eu também gosto das lojas (mesmo que não compre nada)  e dos cafés.
Nunca entendi porque é que a loja do Ministério da Cultura no Palácio da Ajuda não tem todos os materiais editados ou feitos pelos vários museus e palácios que estão sob a sua alçada. Ou, pelo menos, haver a possibilidade de aí se poderem encomendar essas peças. Parece que não querem fazer dinheiro. 
Um livro que nos dá sugestões para descobrir novos locais na cidade e abrir os nossos horizontes - importante numa época destas.
Quais são as suas peças preferidas dos museus de Lisboa? Por exemplo, no MNAA vou sempre ver Salomé com a cabeça de São João Batista, de Lucas Cranach. No Museu do Chiado gosto de ver um quadro de António Soares para além dos Columbano, quando estão visíveis.
Gosto muito de casas-museus e as de Anastácio Gonçalves e de Medeiros e Almeida estão entre os espaços museológicos meus preferidos de Lisboa. Nunca visitei a Casa-Museu Amália Rodrigues e o Atelier-Museu Júlio Pomar (depois da reabertura), mas não passará deste ano. 

9 comentários:

Maria disse...

Gosto imenso deste género de livros, vou tentar encontrá-lo.
Autor completamente desconhecido para mim.

Bom dia!
(aqui cada vez mais de 🍍🍍🍍)

MR disse...

É uma autora, prof. em Coimbra. Tb a desconhecia.
Esteve bastante calor durante o dia.
Boa tarde!

bea disse...

Não entendi se Medeiros e Almeida são duas casas ou uma só. Mas gostei bastante da visita guiada à casa-museu Anastácio Gonçalves. E o quadro de Salomé também me move. Columbano já me diz menos. Mas é capaz de o livro ter boas e insuspeitas ofertas.

Maria disse...

Com este nome não chegaria lá 😂 pensei que seria um apelido duplo.
E o mais engraçado é que fui agora googlar e há quem lhe chame historiador e investigador, embora a fotografia não engane.
Boa tarde!
🏜️

MR disse...

Bea,
A Casa-Museu Medeiros e Almeida fica na Rua Rosa Araújo, em Lisboa. É só uma e merece uma visita.

Maria,
Não lhe vi a cara, mas talvez vá procurar. 🤣

Boa noite para as duas.

Maria disse...

É uma simpática cara feminina, apesar do nome invulgar.
Vou querer ler o que ela escreveu sobre os museus de Lisboa.

Boa noite!
🌃

MR disse...

Ressalvo: é da Univ. de Lisboa.
Bom dia!

Isabel disse...

Tenho vários livros desta colecção, mas não conheço este que vou tentar encontrar, porque me interessa muito.
Também não conheço (agora já sei que é nome feminino) a autora. Vou pesquisar. Também pensei que era um homem, pelo nome.

Beijinhos e um bom fim-de-semana:))

MR disse...

Por acaso dei com ele na Fnac. Mas tb já comprei um na Bertrand. Estão sempre muito escondidos. São baratos, não dão lucro.
Bom fim de semana!