Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Marcadores de livros - 2106


Verso e reverso de um dos marcadores que me saiu no sorteio do blogue Puntos de luz... (Viva o libro!).
Gosto muito de visitar locais onde os escritores (pintores, artistas no geral) habitaram, viveram, passaram... Não me lembro dos escritores 10 e 11. Mas mais tarde vou procurá-los.
Em Lisboa, tenho feito vários: Bocage, Garrett, José Gomes Ferreira, Miguéis... e Pessoa, claro. Também já fiz alguns no Porto: Garrett, Raul Brandão...
Já fiz vários passeios em Paris, por notas que vou tirando de leituras e porque a Parigramme tem uma série de livros muito útil para estas ballades. Há também uma coleção boa para o efeito, mas de qualidade inconstante: Le Paris des écrivains.
Em Madrid segui os passos de Lorca, tendo tirado notas de uma biografia que li dele. E tenho outros em carteira, como o de Pérez Galdós
Vou escrever estes de Castilla-La Mancha no meu bloco referente a Espanha, para não me esquecer. E o endereço do site.
Gracias, Enri!

6 comentários:

Mª Luisa disse...

Muy interesante lo que haces.
El marcapáginas, precioso.
Buen dia soleado!

Maria disse...

Muito bonito o marcador.
Também visitei algumas casas de escritores, quase todas em Portugal (excepção feita para Shakespeare em Stratford-upon-Avon). Tínhamos um projecto "Viagens com escritores" e visitamos as casas de Fernando Pessoa, Fernando Namora (Monsanto e Condeixa), José Régio (Portalegre e Vila do Conde), Vergílio Ferreira (Melo e Fundão), Florbela Espanca, Aquilino e outros que não recordo agora. O melhor foi o Eugénio de Andrade, que ainda estava vivo e muito bem disposto na sua casa na Foz do Douro, em 2002.
Foi a última e o projecto acabou por falta de apoios (what else?).
Também costumava visitar casas de pintores. Recordo a casa de El Greco em Toledo.
☀️Bom dia com sol!

MR disse...

Gosto muito de vistar casas-museus. A do Fernando Pessoa é uma biblioteca / quarto / sala de exposições num prédio onde ele viveu...
Das que a Maria refere conheço as de José Régio, de Aquilino e de Greco. E conheço muitas casas onde viveram artistas vistas do exterior, apenas, como a de Fernando Namora em Monsanto.
Bom dia para as duas.

Maria disse...

Gostei muito do casa do Namora em Condeixa, tinha muitos quadros dele, aliás foi lá que descobri que ele também pintava.
Do Vergílio estivemos tb no Seminário do Fundão onde o Lauro António filmou a Manhã Submersa, e na Biblioteca de Gouveia onde está o cantinho de leitura da sala da casa de Fontanelas. Estive a ver as anotações que ela fazia a lápis nas margens dos livros.
Nunca consegui ver a do Eça nem a do Camilo.
Bom dia.

Maria disse...

Adenda:
Falei aqui no Lauro António e soube agora que ele morreu hoje 😪
Ao encontrar o marcador da viagem da Sophia lembrei-me que é a praia da Granja que ela retrata na Menina do Mar.
Na viagem do Pessoa estivemos no Largo onde ele nasceu, nos incontornáveis Brasileira e Martinho da Arcada e, claro, na Casa de Campo de Ourique, onde demos um recital de poesia com acompanhamento ao piano. Foi uma visita privada e pudemos ver tudo e fotografar à vontade.
É o género de turismo que me agrada e que eu também fazia por minha conta, como quando fui a S. Leonardo da Galafura ler o poema do Torga e ver aquele maravilhoso Douro, ou espreitar o prédio onde ele tinha o consultório em Coimbra, à beira Mondego; ou quando fui à Póvoa da Atalaia ver a casinha onde nasceu o Eugénio de Andrade.
Boa noite.

MR disse...

Fiquei um bocado atarantada quando soube da morte do Lauro António.
Boa noite!