Prosimetron

Prosimetron

sábado, 7 de janeiro de 2023

«Come chocolates, pequena; Come chocolates!»


(Come chocolates, pequena; Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria. 
Come, pequena suja, come! 
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes! 
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folhas de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.)
Álvaro de Campos - excerto de «Tabacaria»

Eu segui esta intimação de Pessoa e as três sardinhas já marcharam.

Para Justa.

9 comentários:

Margarida Elias disse...

:-D Bom Sábado!

MR disse...

🤣 Bom domingo!

Justa disse...

Boa noite e bon proveito (obrigada pola reflexión sobre a vida)

Apertas.

Isabel disse...

Fez muito bem em seguir a intimação!
Chocolatinhos são sempre de comer até ao fim!

Beijinhos. Bom domingo!

MR disse...

Fazerem-nos ultimatos é (quase) sempre desagradável, mas este... 😂😂😂
Bom domingo para as duas.

Anónimo disse...

A Tabacaria tem um dos meus "inícios" preferidos de Pessoa. Tenho até um mps especial com ele :-)
Confesso que tb costumo seguir à letra o excerto aqui destacado.
Bom domingo!
Maria

MR disse...

Tb gosto do início e de todo o poema «Tabacaria». E da «Ode marítima». Grande Álvaro de Campos!
Boa tarde de domingo!

Cláudia Ribeiro disse...

Eu sigo a intimação de F. Pessoa com bastante frequência...
E, nem gosto de chocolates! 😉😋
Um magnífico poema!
Boa tarde!

MR disse...

Sr gostasse... 😂😂😂
Boa noite!