Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Museu do Penico - 2

Em 2014 falei aqui deste museu. Já nem me lembrava da sua existência, mas passámos à porta e entrámos. Desconfio que é o único museu aberto em Ciudad Rodrigo, à segunda-feira.
Aqui ficam algumas fotos do impressionante número de penicos que ali existem. 

Penico islâmico, o mais antigo do museu.

Penico português, século XVIII.

Cadeira com penico belga, ca 1930.
Cadeira espanhola com penico para criança, ca 1960.
Inglesa, meados século XIX.


Em cristal, meados século XVIII.
Porcelana chinesa, finais do século XIX.
Igual ao oferecido aos príncipes de Astúrias, atuais reis de Espanha.
Porcelana inglesa, ca 1820.
Cerâmica inglesa, ca 1890.
Fotos 22 jan. 2023.

13 comentários:

Maria disse...

😃 😊 😀 😄 😁 😆
Não admira que eu não tenha encontrado este museu em 1997... mas a catedral estava aberta e é linda.
Bom dia!

Mª Luisa disse...

Algunos con motivos muy..." divertidos".
Yo conozco a alguien que tiene en casa uno muy parecido al belga, pero es más alto y no se ve en apariencia lo que es.
Bom dia!

MR disse...

Tb vi a catedral.
Bom dia para as duas.

Maria disse...

Sim, eu sei que viu.
O que quis dizer é que este museu do penico só foi criado em 2007 😊
Boa tarde.

MR disse...

Tb percebi que a abertura do museu é posterior à sua ida a Ciudad Rodrigo.
Boa semana!

APS disse...

No outro poste, mais antigo, falei de neo-abjeccionismo, no comentário...
Desta vez, o que me surpreendeu foi a altura do primeiro pote e o desenho do olho no último.
Pícaro é com os espanhóis.
Votos de uma boa semana!

MR disse...

O primeiro lembrou-me uns penicos que há para campismo com uma tampa. Já os vi à venda.
Se calhar daí vem a expressão 'estar sentado no trono'. 🤣
Boa semana!

Pini disse...

Por nada del mundo visitaría un museo de este tipo, aunque reconozco que tiene sus curiosidades.
Boa tarde

Maria disse...

Para trono parece muito desconfortável 😉 eu já vi algures um "régio penico".
Neste conjunto acho muito divertidos os que têm um 👁 indiscreto no fundo: humor britânico!
😊🙈

bea disse...

Não me atrai tal museu. Mas os de porcelana inglesa, sobretudo o das flores em relevo, são lindos e até mal empregados para o uso que tinham. Nos últimos, o pormenor do olho parece-me Kitsch.

Maria disse...

Confesso que não compreendo a repugnância de alguns. O Museo del Orinal está no seminário de San Cayetano, junto à Catedral, tem cerca de 13 000 peças oriundas de vários países (incluindo Portugal) presumo que escrupulosamente limpas.
Não teria qualquer problema em visitá-lo.
Boa noite!

Margarida Elias disse...

:-D Bom dia!

MR disse...

Gosto destes museus que podemos chamar de 'curiosidades', para mais de um objeto que foi de uso quotidiano em todas as casas. E uso ainda são para os bebés e criancinhas pequenas.
Bom dia para todos.