Porto: Casa das Ciências, 2022
«O nosso território e as nossas paisagens são o resultado de uma lenta evolução geológica. Ao longo de milhões de anos, este pedaço a que chamamos Portugal, foi-se deslocando pela superfície do nosso globo terrestre, ao sabor da Tectónica de Placas.
«Há 500 milhões de anos estava próximo do polo Sul e foi subindo até passar pelo Equador, a caminho do hemisfério Norte, até aqui chegar. Nos últimos 250 milhões de anos, de dentro da Pangeia vimos o Atlântico abrir-se, a América afastar-se e depois a África aproximar-se, quase fechando o Mediterrâneo.
«As nossas rochas testemunham todo esse caminho e os diferentes climas e ambientes por que foram passando, afetadas também por grandes orogenias que as transformaram, ergueram ou erodiram, dando origem a outras. Expostas ao sol, à chuva e ao vento, foram depois essas mesmas rochas sendo esculpidas e moldadas, criando as paisagens que hoje conhecemos.
«De um Minho granítico e montanhoso, até um Alentejo xistento e aplanado, passando pelas serras calcárias do Oeste ou pelas ilhas vulcânicas do mar português, sucede-se um mosaico de litologias e modelados característicos, numa geodiversidade que queremos entender.
«Neste livro contam-se as histórias dessa longa evolução e mostra-se como elas estão impressas nas rochas que nos rodeiam e como deram origem às paisagens que apreciamos e ao país que hoje conhecemos.» (Sinopse)
Já encomendei o livro.
Ouçam o autor Nuno Pimentel no programa «Bloco de Notas» de Maria Flor Pedroso, na Antena 1:
4 comentários:
Parece bem interessante.
Bom sábado!
Gostei do que ouvi na rádio.
Bom sábado!
Dicen los científicos que la P. Ibérica , dentro de 14 millones de años, estará en el polo norte . La Tierra en continua evolución.
Saludos
Pela conversa que ouvi parece que a Europa e a África se voltarão a juntar à América. E talvez se vão encaminhando para o Polo Norte.
~Bom fim de semana!
Enviar um comentário