Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 6 de março de 2023

Leituras no Metro - 1146

Manuel de Jesus Pires nasceu no Porto a 6 de março de 1895, filho de um cabo. Estudou no Porto e matriculou-se na Faculdade de Ciências onde fez algumas cadeiras. Em 10 de junho de 1914 alista-se e ingressa no final desse ano na Escola de Guerra, 
Integrou o Corpo Expedicionário Português e esteve em França um ano e três meses.
Em 1919 ofereceu-se como voluntário para combater a Monarquia do Norte.
Chegou a Timor em 25 de setembro de 1919, onde permanecerá até à sua morte em 1944, às mãos dos japoneses.
Lisboa: CEHCP, ISCTE, 2007

Só quando a RTP exibiu a minissérie Abandonados é que um amigo me disse que o tenente Pires tinha deixado um diário e que António Monteiro Cardoso o tinha publicado.
É um problema conseguirmos encontrar e mesmo saber de edições das Universidades, de câmaras municipais e de organismos da Administração Central. Não seria este um serviço que competiria às livrarias da Imprensa Nacional-Casa da Moeda disponibilizar? E mesmo serem distribuídos pela IN-CM?
Consegui o livro emprestado e li-o. 
Parabéns a António Monteiro Cardoso (falecido em 2016) que, com a colaboração de Luísa Tiago de Oliveira, fez um excelente trabalho. Uma ótima introdução sobre a vida do tenente Pires e também o que era Timor no tempo em que o tenente ali viveu, especialmente durante a II Guerra Mundial.


O único livro que tinha lido sobre o assunto são as memórias de Carlos Cal Brandão (1906-1973) que esteve deportado em Timor entre 1931 e 1943, data em que foi evacuado para a Austrália, tendo regressado a Portugal em 1945. Natural do Porto, advogado, foi presidente do Centro Republicano Académico e toda a sua vida conspirou contra a Ditadura.

Lisboa: Perspectivas & Realidades, 1988.

6 comentários:

hmj disse...

Para MR:
Copiei uma parte do seu texto, i.e.:
«Não seria este um serviço que competiria às livrarias da Imprensa Nacional-Casa da Moeda disponibilizar? E mesmo serem distribuídos pela IN-CM?»
Pois, tem TODA a razão, só que a nossa Livreira nem consegue as edições da IM-CM e as entregas estão um caos entregue, à VASP !

MR disse...

Pensava que a IN-CM tinha uma distribuidora própria.
Já me aconteceu, pelo menos duas vezes, ver um livro da IN anunciado, ir a uma loja para o comprar e ainda não estar na loja para venda.
Boa semana!

Cláudia Ribeiro disse...

Também já me pediram, este livro sobre o tenente Pires... Mas nunca o tive.
Da última vez que tentei comprar livros a uma Câmara Municipal, depois de diversos telefonemas e emails, só consegui, pois "meti" o Presidente da Câmara "ao barulho"... e, mesmo assim, não estava fácil!! Mas consegui! É no mínimo insólito!
Realmente não é fácil. E a divulgação é quase inexistente!
Bom dia!

MR disse...

E um verdadeiro horror. Fazem os livros e estão-se nas tintas para os divulgar.
Uma vez, depois de muitas voltas e reviravoltas, consegui chegar aos livros e consegui que me dissessem que os enviariam por correio, mas depois o pagamento tinha de ser por cheque. Desesperante!...
Boa tarde!

hmj disse...

Para MR.
Tenho pena, mas a IN-CM, quanto a livros está uma vergonha nacional, tanto de distribuição como de atendimento nas lojas.
Haverá CEO, RESPONSÁVEL, NUMA CASA DESTAS ??

MR disse...

É mesmo uma pena.
Bom dia!