Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Leituras no Metro - 1152

Trad. Fernanda Pinto Rodrigues. 
2.ª ed. Lisboa: Presença, 2003.

Nas suas memórias, Wladyslaw Szpilman recorda um episódio passado a 14 de abril de 1942, no gueto de Varsóvia: «Jehuda Zyskind morava na Rua Mila […]. Além das suas ocupações diárias, Zyskind era um socialista idealista. Mantinha-se em contacto com a organização socialista, trazia às escondidas para o gueto artigos de jornais proibidos e tentava organizar células, embora achasse esta última tarefa muito difícil. Tratava-me com amável desdém, que considerava a maneira adequada de lidar com artistas, pessoas sem qualquer utilidade como conspiradores. […] Jehuda durou até ao Inverno de 1942, quando foi apanhado in flagrante, com montes de material secreto em cima da mesa, enquanto ele, a mulher e os filhos o selecionavam. Foram todos imediatamente abatidos a tiro, até o pequeno Symche, de três anos.» (p. 63-64)
No dia 19 de abril fará 80 anos que os judeus do gueto de Varsóvia se sublevaram, no que foi a primeira insurreição contra os nazis.
Nunca tinha lido o livro, tinha apenas visto o filme. È pena que o livro esteja esgotado.

7 comentários:

Maria disse...

Gosto imenso deste filme do Polanski. Na altura em que o vi tentei encontrar o livro mas não consegui, nem na biblioteca.
Bom dia!

Mª Luisa disse...

Eu vi o filme e gostei.
Abraços

MR disse...

Vi-o uma vez no cinema e outra na tv.
Bom dia para as duas.

Maria disse...

Eu tenho o DVD edição com 2 discos.
Hei-de revê-lo um destes dias.
Boa Sexta! ⛅️

MR disse...

Bom fim de semana!

Margarida Elias disse...

Gostei muito do filme, que já vi há muito tempo. Bom dia!

MR disse...

Já o revi na tv há anos.
Bom dia!