Prosimetron

Prosimetron
Mostrar mensagens com a etiqueta Mark Harris. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mark Harris. Mostrar todas as mensagens

sábado, 3 de julho de 2021

Leituras no Metro - 1079


John Ford viu A Grande Ilusão de Jean Renoir, tendo afirmado ser «uma das melhores coisas que alguma vez vi». Em 1938, tentou convencer Zanuck a fazer um remake do filme, mas não conseguiu. Então começou «a fazer fora do ecrã aquilo que não lhe era permitido fazer nos filmes e subiu ao palco do Shrine Auditorium  em Los Angeles», para falar pela primeira vez sobre o que se passava na Europa e nos próprios Estados Unidos. 
John Ford era um irlandês, descrevendo-se como «um democrata socialista convicto - sempre de esquerda», não apreciando tiranetes como o congressista Dies, um dos inspiradores da Lista Negra.
(Transcrições retiradas do livro de Mark Harris - Os cinco magníficos de HollywoodLisboa: Edições 70, 2018,  p.36)

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Marcadores de livros - 1108


Parabéns, João Soares!


João, se calhar já tem este livro, mas como é um presente virtual...

Lisboa: Ed. 70, 2018

«Five came back, o título original deste livro, recupera o nome de um filme americano de aventuras de 1939 dirigido por John Farrow. Nesta narrativa inédita feita a partir de cinco grandes realizadores de Hollywood - John Ford, George Stevens, John Huston, William Wyler e Frank Capra - o autor, Mark Harris, demonstra como estes nomes também moldaram a Segunda Guerra Mundial e como, por sua vez, a guerra os transformou. Num movimento inaudito na época, o governo dos Estados Unidos fez um enorme esforço de propaganda de Guerra para Hollywood, permitindo-lhes filmar em zonas de combate até então interditas. Os cinco magníficos é, assim, em simultâneo uma história de Hollywood e da Segunda Guerra Mundial através da vida e do trabalho destes cinco realizadores incontornáveis, demonstrando a influência da sétima arte na cultura mundial e na cultura popular. 
« A obra foi adaptada para um documentário de três episódios pela Netflix, em 2017, narrado por Meryl Streep com testemunhos de Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro, Paul Greengrass, Lawrence Kasdan e Steven Spielberg.» (Retirado do Wook.)
Não o li, mas estou com vontade de o fazer. E também gostaria de ver o documentário.


Um dia feliz!