Prosimetron

Prosimetron

domingo, 13 de julho de 2008

Lisboa, "Western Europe’s fastest-rising cultural center"


O New York Times de hoje, 13 de Julho, e a Monocle de Julho/Agosto fazem manchetes similares: Lisboa está a ganhar um protagonismo ímpar na dimensão cultural.

Referenciando ou descrevendo exemplos no campo das artes, da música electrónica, do teatro, da dança, de conferências de filosofia, de documentários, do colecção Berardo, da moda, do jazz, o artigo do NYT celebra "Western Europe’s fastest-rising cultural center". A análise prospectiva também é promissora: a abertura futura do MuDe, os projectos arquitectónicos de Norman Foster e Jean Nouvel (será desta que Lisboa ganha um skyline?), as edições da Moda Lisboa, o ExperimentaDesign. Fiquei curioso com algumas das referências (Storytailors?), hei-de investigar. Outras referências foram mais "tiro na água", o que nos deixa algumas pérolas para locais.

Em simultâneo, a indefinível e incontornável Monocle apresenta este mês a sua selecção 2008 das 20 melhores cidades para viver; este ano (o segundo), apresenta as cinco seguintes: Lisboa ocupa a 24ª posição, sendo destacada como "Iberian cultural hub", o que é muito impressionante se tivermos em conta os Paseo de Recoletos e del Prado... Merecem destaque a chegada a Lisboa pela velha ponte sobre o Tejo, a calçada portuguesa, a cultura do café e a modéstia dos habitantes, a par dos projectos arquitectónicos de Santos e dos museus dedicados às artes asiáticas. Razões para não estar no top 20 das cidades mais "vivíveis"? A educação, o sistema de saúde e as limitações da rede de metro. O artigo online está reservado a assinantes em http://www.monocle.com/, mas até em Sydney e Melbourne que são geograficamente longe de tudo se consegue encontrar o latest issue - airfreight.
Excelente!

2 comentários:

Pedro Rapoula disse...

tdViva João! É bom saber que "lá fora" Portugal é visto com um local de interesse porque por cá parece que as coisas vão de mal a pior... Mas de tudo só não sei se gstei da "modéstia dos habitantes"... Soa-me a "Casa Portuguesa, com certeza"... Preferia que dissessem que temos sangue na guelra, que somos orgulhosos e combativos...

Abraços, de Lisboa!

Pedro

Anónimo disse...

Storytailors é um atelier de moda, algo excêntrico, na Calçada do Ferragial. Mas pode saber mais em: http://www.storytailors.pt/