Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de março de 2009

Lucian Freud, o Retrato da Rainha.

Lucian Freud é um dos pintores que admiro e julgo que influênciou a obra de Paula Rêgo. Irei colocar dois ou três retratos deste pintor, hoje, resolvi colocar o da rainha D. Isabel II.
Lucian Freud, "Retrato de Sua Majestade a Rainha"

Óleo sobre tela, 23,5x15,2 cm, Royal Collection

Lucian Michael Freud nasceu em Berlim, a 8 de Dezembro de 1922, oriundo de uma família judia é neto de Sigmund Freud. Em 1933 foi viver para Londres para fugir ao nazismo. Estudou na Central School of Arts and Crafts, em Holborn, da qual acabara por se afastar. Freud conheceu Peter Watson que se tornou mentor e patrocinador. Watson possuía obras de arte moderna (Paul Klee, Juan Gris e Giorgio de Chirico) que desempenharam um papel importante no percurso artístico de Freud. Para desenvolver os estudos, ele matriculou-se na East Anglian School of Painting and Drawing em Dedham, Essex.
Freud iniciou-se como pintor no movimento surrealista, passou pelo expressionismo e realismo. Entre 2000 e 2001 pintou o retrato de D. Isabel II, intitulado Retrato de Sua Majestade a Rainha que doa à Royal Collection. A ideia que emana do retrato, a meu ver, é o de uma rainha forte, um pilar que não estremece! Freud não conseguiu colocar o sorriso que se vislumbra na Rainha. Sebastian Smee - Lucian Freud, Alemanha: Taschen, 2008, p. 6-17.

Sem comentários: