Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 22 de abril de 2009

No Dia Mundial da Terra

- Rinoceronte de Java- Restam apenas umas cinco dezenas, o que faz desta espécie o mais raro mamífero do planeta. Vive na Indonésia, daí o seu nome, e também no Vietname. Continua a ser caçado pelo seu chifre, e o seu território ameaçado pela crescente urbanização de áreas florestais.
- Peixe-gato-gigante do Mekong- Nativo do Sudoeste asiático, mais propriamente da região do Mekong, é procurado pelo seu enorme tamanho ( chegam a atingir os 200 kg ) , e embora esteja protegido em alguns países ( Tailândia, Laos e Camboja ) , continua a ser pescado noutros, restando apenas escassas centenas.

- Vaquita- É um dos mais raros cetáceos do mundo, e vive apenas no Golfo da Califórnia onde continua ameaçado pela facilidade com que é apanhado nas redes de pesca. Restam cerca de 200.




- Tigre de Sumatra- Como o nome indica vive apenas em Sumatra, na Indonésia, e só restam cerca de 600, vivendo já 500 em reservas protegidas, receando-se pelos 100 que ainda vivem nas florestas, estando estas ameaçadas pela expansão humana.


Neste Dia Mundial da Terra aqui ficam algumas das espécies animais mais ameaçadas de extinção. Cada uma delas é irrepetível, mas tal parece não fazer cessar a cegueira humana.

Sem comentários: