Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Novidades - 44 : Os amigos são para as ocasiões

Os autores deste livro sobre a amizade entre o empresário Bernard Tapie e o actual presidente francês Nicolas Sarkozy, Denis Demonpion e Laurent Léger, investigaram as ligações já antigas entre os ambiciosos empresário e político, e sobretudo se Bernard Tapie beneficiou ou não da amizade de Sarkozy no conflito que o opôs ao Crédit lyonnais.
A história remonta a anos atrás, quando Tapie estava envolvido numa guerra judicial com o Crédit que parecia ir ser interminável e talvez desfavorável ao empresário. Sarkozy era então ministro da Economia, e foi a ele que Tapie recorreu para que o banco fosse convencido a desistir dos processos e optar pela mediação. O banco acabou por concordar com a mediação, mas esta falhou.
Entretanto, veio a altura das presidenciais e Tapie fez campanha por Sarkozy. Sarkozy eleito, os processos judiciais que entretanto tinham chegado à Cour d' Appel, transformaram-se em arbitragem... E qual o resultado a que chegou o tribunal arbitral? Bernard Tapie ganhou, tendo recebido do Crédit lyonnais a simpática quantia de 390 milhões de euros,tendo tal decisão feito correr rios de tinta em França pela eventual interferência do presidente na decisão.
Bernard Tapie não deixou de ser convidado habitual do Palácio do Eliseu.

- Tapie-Sarkozy, Les clefs du scandale, Denis Demonpion, Laurent Léger, Pygmalion,2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Tapie parece ser amigo de todos os que estão no poder...