Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

De Mérito

Por mais que possa custar a muita gente, e por variadas razões, a verdade é que ele foi o mais importante comunicador/divulgador da História de Portugal nas últimas décadas.
É, pois, justa a homenagem que lhe é feita esta tarde na Academia Portuguesa da História, onde será também feito Académico de Mérito.

3 comentários:

MR disse...

Concordo que ele foi um grande divulgador através dos programas que teve na TV. Mas também é verdade que efabulava bastante.
Quanto a ser feito Académico de Mérito, não demerece daqueles que por lá há.

APS disse...

Eu penso que não se pode, em coisas sérias, perder de vista a questão qualitativa. As "Selecções do Reader's Digest" são,com certeza, estimáveis. Mas há que lê-las com precaução.

LUIS BARATA disse...

Achei graça ao paralelo com as "Selecções" e nem discordo: tanto elas como o JHSaraiva podem ter imprecisões, erros e especulações, mas divulgam, dão pistas que podem ser aprofundadas. Aconteceu-me várias vezes ouvi-lo e sentir vontade de saber mais sobre o tema, descobrindo às vezes que não era bem como ele tinha dito...
E relativamente às séries mais recentes sobre o património, especialmente o ao abandono, o trabalho dele foi notável, daí ser tão apoiado por Câmaras e associações de cidadãos...