Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 7 de maio de 2013

O Homem do País Azul

Segui o conselho de João Mattos e Silva, estou a ler prosa, mais propriamente, contos, de Manuel Alegre. Isso foi-me possível porque a Cláudia, da Livraria Lumière, gentilmente enviou o seguinte título:

Cortesia do Google
 

«Os retratos a óleo fascinam-me. E ao mesmo tempo assustam-me. Sempre tive medo que as pessoas saíssem das molduras e começassem a andar pela casa. Para falar verdade, estou convencido que isso aconteceu algumas vezes.(...)
Havia na casa da tia Hermengarda um quadro deslumbrante. Ficava no cimo das escada, à entrada do corredor que dava para os quartos de dormir. Mesmo assim, rodeado de sombras, irradiava uma luz que podia vir de dentro da dama do retrato. Não sei se da blusa branca, se dos olhos, às vezes verdes, às vezes cinzentos. Não sei se do sorriso, às vezes alegre, às vezes triste. Eu parava muitas vezes à frente do retrato. Era talvez o único que não me assustava.».

Manuel Alegre, O Homem do País Azul. Lisboa: D. Quixote, 2000, pp. 39-40.


Ipalbus, Jovem Mulher (link)
Young woman 35

Obrigada Cláudia.

3 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Não tem de quê! Espero que goste, eu gostei.
Outro livro de Manuel Alegre que gostei e aconselho, é Arte de Marear, são ensaios.

Boas leituras!

Um beijinho.:))

MR disse...

Leia tb , Alma, Rafael, todos autobiográficos. E Cão como nósque, ara mim, foi surpreendente. Eu sou fã.

Cláudia Ribeiro disse...

Alma e Rafael ainda não li, mas gostei imenso do Cão como nós!

Bom dia!