Prosimetron

Prosimetron

sábado, 1 de novembro de 2014

Getúlio Vargas

Estou com vontade de ver este filme. Veremos se será hoje.
O pouco que sei sobre Getúlio Vargas li-o numa biografia sobre Luís Carlos Prestes e noutra sobre Olga Benário, mulher deste. Deixou-me péssima impressão. 
Há uns anos li Agosto de Rubem Fonseca, livro que retrata de forma romanceada o período representado (ao que me parece) neste filme: os últimos dias de Getúlio Vargas.

Gostei imenso deste livro, aliás sou grande fã de Ruben Fonseca. Li-o numa edição da Dom Quixote.

Teixeirinha escreveu esta canção alusiva ao suicídio de Getúlio, ocorrido a 24 de agosto de 1954.

5 comentários:

APS disse...

Não é geminação, mas o Barão de Itararé, que terá sido colega de estudos de Getúlio, fez-lhe, ao que dizem, uma oposição corrosiva...

MR disse...

Não era porque não sabia... :)

Getúlio Vargas é uma personalidade controversa. Parece ter feito algo pelo desenvolvimento do Brasil e dos mais pobres, mas tinha muitas simpatias germanófilas e importou métodos das SS para a polícia brasileira.

Isabel disse...

Também gostava de ver o filme. Vamos ver se vem cá...

Bom fim-de-semana:)

MR disse...

Haja esperança! :)
Bom dia!

M,Franco disse...

Parece-me valer a pena ver este
filme. Tem óptimas interpretações.
No entanto a realização tem qualquer
coisa que não me agradou, mas é
uma opinião pessoal. Quanto ao
personagem retratado devia ter
sido bastante controverso.