Prosimetron

Prosimetron

sábado, 15 de dezembro de 2018

Loiça de Sacavém em Cascais


«Sabia que parte da família real portuguesa do século XIX se dedicou à decoração de peças de cerâmica? É um mundo menos conhecido da realeza portuguesa, o que agora se mostra no Espaço Capela do Centro Cultural de Cascais. Deslumbre-se, pois, com peças de serviço e decoração pintadas pelos Reis D. Fernando II, D. Luís I (patrono da Fundação homónima), D. Carlos I e por rainhas, príncipes e membros da corte, provenientes das coleções do Palácio Nacional da Pena, do Palácio Nacional da Ajuda e do Museu Nacional de Arte Antiga e de coleções particulares. Nos objetos expostos, predominam os temas rurais, representações da vida selvagem existente nas imediações do Palácio ou recriações do dia-a-dia na corte. Para além de serem usadas na vida quotidiana da realeza, estas peças serviam também de oferta a familiares e amigos da corte.
«A ligação dos reis portugueses à Fábrica de Sacavém acontece durante a época de veraneio. No final do século XIX, a realeza passava o verão em Cascais, acompanhada pela nova aristocracia e burguesia. Durante esse período, o Rei D. Luís I conhece John Stott Howorth, à época dono daquela fábrica, iniciando-se assim uma relação que só terminará com o fim da monarquia.
«O objetivo da mostra A Família Real e a Loiça de Sacavém, organizada pela Fundação D. Luís I e a Associação de Amigos de Loiça de Sacavém (AALS), é recriar o ambiente cultural da época, bem como a envolvência artística em que as peças de cerâmica eram decoradas pela família real e produzidas em Sacavém.
«Para tal, o programa conta com um recital de canto e piano (24 fev. 2019) pela soprano Sónia Alcobaça e pelo Maestro João Paulo Santos, ao piano, com obras de compositores próximos da família real (Alfredo Keil, Angelo Frondoni e Vianna da Motta, entre outros). Realizar-se-ão também dois seminários (12 e 26  jan. 2019) promovidos pelo Museu de Cerâmica de Sacavém e pela AALS.» (Newsletter)
A exposição pode ser vista até 24 de fevereiro de 2019 no Centro Cultural de Cascais.

2 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Uma exposição que não iremos perder, ainda por cima num espaço de que gostamos muito.
Bom domingo

MR disse...

Também quero ver se em janeiro me meto no comboio até lá. :)
Bom da!