Prosimetron

Prosimetron

domingo, 19 de maio de 2019

1969: Jaime Graça, campeão nacional

Ontem Bruno Lage, quando entrou em campo para receber a Taça, vestiu a camisola de Jaime Graça, que foi campeão pelo Benfica há 50 anos.

De pé, da esq. para a dir.: Fidalgo, Eusébio, Artur Jorge, Jaime Graça, Torres, Coluna, Simões, Jacinto, Cruz, Fernandes e José Henrique. Em baixo: Toni, José Augusto, Malta da Silva, Néné, Zeca, Artur, ? e Adolfo.

Palavras de Bruno Lage, esta madrugada no Marquês de Pombal:
«"É só para avisar que ninguém vai para casa sem deixar a praça limpa, ok?".
«"Que este título, que esta reconquista, que este campeonato que estava perdido, seja também a forma de nós começarmos a dar mérito a quem ganha, e tem de partir de nós agora, [...] a partir do nosso exemplo, começarmos a olhar para os nossos adversários e quando eles ganharem, também lhes dar mérito, porque só assim é que, quando nós ganhamos, eles nos vão começar a dar mérito."»
Bruno Lage aproveitou a oportunidade para lembrar que «"o futebol é apenas o futebol", considerando que "há coisas mais importantes na nossa sociedade e no nosso país pelas quais temos de lutar". Partindo do fervor desportivo nutrido pelos adeptos, o treinador disse que se as pessoas "se unirem, se tiverem a força, se tiverem a exigência que têm no futebol noutros aspetos de Portugal, na nossa economia, na nossa saúde, na nossa educação, nós vamos ser um país melhor"».
Retirado do Sapo.


4 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Jaime Graça será sempre para mim o jogador que marcou o golo do Benfica na final da Taça dos Campeões contra o Manchester United e levou o jogo a prolongamento, mas Bobby Charlton e o temível George Best, seriam tristemente eficazes, no duelo com o Zé Gato (José Henriques). Mas Jaime Graça era um jogador fabuloso, que me fez sonhar em criança com a vitória do Benfica nessa final.
Bom resto de domingo!

bea disse...

Bruno Lage mereceu a vitória e o Benfica está de parabéns.
Não antevejo que os portugueses consigam tal fervor e fé para os outros assuntos que o treinador aflorou. Era matá-los por excesso de entusiasmo e adrenalina.

LUIS BARATA disse...

Falou bem o Bruno Lage, mas foram também heróis os homens da limpeza urbana da CML que madrugada fora limparam aquele mar de destroços ... Muito contente pela vitória , mas não consigo deixar de pensar no rapaz que caiu da estátua em Beja ( sobreviverá ? ), ou da menina morta na bagageira ( ! ) do carro da mãe benfiquista ...

MR disse...

Mister Vertigo,
Quando Bruno Lage mostrou e vestiu a camisola de Jaime Graça pensei que muita gente (se calhar a maioria) que o estava a ver não estava a perceber nada.

Bea e Luís,
Pois falou bem, o pessoal bateu palmas mas não entendeu nada e pelos vistos deixou tudo sujo. Se nem sequer levaram o lixo para casa...
Só soube do rapaz de Beja pelo post do Luís. Soube da rapariga que morreu na bagageira do carro mas não sabia que o carro era guiado pela mãe. Uma maluca que mete uma filha de dez anos na bagageira.
Bom dia!