Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Centro de Arte Contemporânea em Coimbra


O Estado adquiriu por cinco milhões de euros a coleção de arte do BPN, que irá ficar patente ao público em Coimbra, primeiramente na Rua Ferreira Borges, num edifício contíguo ao Arco de Almedina, para depois ser instalada no antigo edifício da Manutenção Militar, que irá sofrer profundas obras de remodelação.
Esta coleção de 196 obras que inclui obras de cerca de 80 artistas, com destaque para Amadeo, Vieira da Silva, Paula Rego, Júlio Pomar, Mário Cesariny, António Dacosta, Eduardo Batarda e Rui Chafes. 
Pedro Calapez, Carlos Calvet, Joaquim Rodrigo, Ana Vidigal, Eduardo Nery, Fernando Calhau, João Vieira, Nadir Afonso, António Sena, José Pedro Croft, Nikias Skapinakis, Pedro Casqueiro e Jorge Martins  também estão representados neste acervo.
Finalmente parece que o Estado vai 'ganhar' alguma coisa com a gestão danosa do BPN, abatendo estes cinco milhões de euros aos milhões que o Estado já gastou com esse banco.
Esperemos que o mesmo venha a acontecer em relação à coleção de fotografia do BES e outras coleções de arte de outros bancos.

Sem comentários: