Prosimetron

Prosimetron

sábado, 11 de julho de 2020

Livros de cozinha - 118



«[...] passara tardes à conversa com [o livreiro] Julius Nightingale, que a havia guiado na direção de vários escritores que ela nunca teria descoberto se não fosse por ele. Sabendo que  também ele era amante de comida, de vez em quando levava-lhe os pratos que experimentara: uma porção de terrine de caça com o se chutney de groselha ou uma fatia de tarte de alperce e frangipana. Ele ficava sempre grato e dava-lhe a sua opinião sincera - Thomasina apreciava o facto de ele não temer fazer críticas ou sugestões. Respeitava a opinião dele. Sem a orientação de Julius, nunca teria descoberto Alice Waters ou Claudia Roden - bem, pelo menos não tão rapidamente; porque, de uma forma ou de outra, haveria de lá chegar.
«"Não tem a ver com as fotografias", dissera-lhe Julius, num tom sério. "Tem que ver com as palavras. Um bom autor de livros de culinária consegue fazer-nos ver o prato, cheirá-lo, prová-lo, sem necessidade de fotografias."»
Veronica Henry - A livraria dos destinos. Amadora: Topseller, 2017, p. 64

Alice Waters é uma chef americana que abriu o restaurante Chez Panisse, em 1971, em Berkeley (Califórnia). O restaurante dá mais importância aos ingredientes do que à técnica e compra os seus produtos diretamente aos agricultores e aos produtores de carne.

Claudia Roden é uma escritora inglesa de livros de cozinha, especializada em cozinha do Médio Oriente. Publicou também livros sobre as cozinhas espanhola e italiana.

2 comentários:

APS disse...

Aqui vai para a colecção temática, mais um conjunto de 4, que o TLS recomenda:
-The Social Cost of Cheap Food, de Sébastien Rioux, McGill-Queens U. P. 27,99 libras.
- Feeding Britain, Tim Lang - Penguin. 25 libras.
- Hunger , de Martin Caparrós (tradução de Katherine Silver), Melville House. 29,99 libras.
- Creating a Sweet World of White House Desserts, de Roland Mesnier e Mark Ramsdell, The White House Historical Association. 65 dólares.
Um bom fim-de-semana.

MR disse...

Obrigada.
Bom fim de semana!