Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Marcadores de livros - 1730

Marcadores da Igreja da Misericórdia de Tavira, alguns eram já únicos:
Pormenores de painéis de azulejos do século XVIII. À direita, de cima para baixo: Virgem Maria, Santa Isabel e Nossa Senhora da Soledade.

Painéis de azulejos. Da esq. para a dir.: Vestir os nus; Enterrar os mortos; Visitar os enfermos e encarcerados.

Painéis de azulejos. Da esq. para a dir.:Dar pousada aos peregrinos; Dar de beber a quem tem sede. Altar-mor.
 
Da esq. para a dir.:Visitação; e pormenores de altar. século XVIII.


15 comentários:

PNLima disse...

Tenho fotos desta bela igreja. Fresquinha e bela para visitar nos dias quentes de Verão.
Vale a pena a visita.
Boa tarde e bom fim de semana

Cláudia Ribeiro disse...

Um belo conjunto de marcadores...
Boa tarde!

MR disse...

Uma igreja com marcadores dos seus maravilhosos azulejos, o que acontece raramente. Alguns (os mais finos) devem ser restos de coleção. :)
Boa tarde para as duas.

bea disse...

Igreja tão bonita. Tem qualquer coisa de árabe na leveza das arcadas que, nos azulejos e na cal, está o espírito português, em simultâneo rico nos altares e despojado na alvura caiada.

MR disse...

Bom dia!

Maria disse...

A talha dourada e os azulejos são sempre um bom casamento. Não conheço Tavira, mas uma das mais belas igrejas que vi, totalmente coberta de azulejos, foi a Igreja dos Lóios, em Évora: é mesmo de cortar a respiração.
Mas temos muitas e belas igrejas em Portugal...

🌿🌼

MR disse...

Temos boas igrejas e belíssimos azulejos.
Quando fui a Tavira pensei em ir a Almancil ver uma igreja que 'passou' há tempos na «Visita guiada» e que deve ser um espanto, ao vivo. Mas não sabia se estava aberta e não havia contacto... Fica para a próxima - espero.
Boa tarde!

Maria disse...

Também nunca vi essa em Almancil (de S. Lourenço, se não estou em erro), apenas a conheço de docs e agora na net.
A de Évora é muito semelhante, é mesmo junto à Pousada. Estive lá em meados de 90 e hesitei em visitá-la porque me pedirem 500$00 pela entrada (um exagero, quando não se pagava para visitar igrejas) mas não resisti...
Se for a Évora não deixe de a visitar, vale mesmo a pena :)

💒
(o emoji possível...)

MR disse...

Visitei a dos Lóios e é uma beleza. Já não me lembro se paguei para entrar...
A primeira vez que me pediram dinheiro para visitar uma igreja foi na de S. Francisco no Porto. Mas até percebo: a manutenção é cara e eu não vou lá rezar. Para quem queira ir rezar é diferente.
Bom domingo!

Maria disse...

Se pernoitou na Pousada não pagou de certeza. Eu também visito igrejas por motivos artísticos e sempre deixava qualquer coisa, sei que eles vivem disso, mas nunca 500$00, que naquela altura não eram apenas 2,50€ :-)

Por essa altura fui a Olivença, que tinha o "nosso" património impecavelmente conservado. A Igreja Matriz é lindíssima (uma espécie de mini Jerónimos) e estava aberta, porém a da Misericórdia estava fechada. Resolvi bater à porta lateral, um senhor disse-me que estavam a almoçar e pediu para eu voltar às 16h; expliquei-lhe que estava longe de casa e que tinha pena de não ver os azulejos da expulsão de Adão e Eva do Paraíso, que voltaria outro dia. Então ele mandou-me entrar para uma salinha e disse-me que o primeiro que acabasse de almoçar viria mostrar-me a capela. Nem meia-hora depois lá tive a minha visita guiada, e no fim quando quis pagar não me aceitaram nada, disseram que tinham ficado muito felizes por eu ter vindo de tão longe para os visitar.
Esta é mais uma história bonita que eu tenho com nuestros hermanos.
Desculpe o lençol, MR.

Bom domingo.
🌿🌼

Jad disse...

E porque estava fechada eu não a vi... para a próxima bato na porta (ao lado). Obrigado pelo conselho!

Maria disse...

A capela é lindíssima, toda coberta de azulejos, mas aquele de Deus a entregar umas capas ao Adão e Eva para eles abandonarem o paraíso mais "compostinhos" é o máximo.
Comigo resultou ;) mas foi no século passado...

Boa tarde.
🌿🌼

MR disse...

Estive em Olivença em 1965. De certeza que visitei tudo o que havia para visitar, mas só me lembro da praça que era linda.
Bom domingo!

Justa disse...

¡ Una maravilla!

MR disse...

Os que havia em duplicado (ou triplicado) vão viajar até Lugo. 😉
Boa tarde!