Prosimetron

Prosimetron

sábado, 26 de dezembro de 2020

Alguns livros de outros natais

No outro dia falei deste livro de Jorge Semprún que recebi no Natal. Ei-lo:


Esta lembrança, recordou-me alguns outros livros recebidos noutros natais, todos oferecidos pela mesma pessoa: 

Paris: Albin Michel, 1967
1972
Lisboa: Livros do Brasil, 1975
Lisboa: Bertrand, 1982

De Malraux já tinha lido A condição humana e de Semprún A longa viagem. Por acaso eram amigos.
Com a leitura de Jean-Christophe e de A paixão de Maria do Céu fiquei fã de Romain Rolland e de Carlos Malheiro Dias, embora não os coloque no mesmo patamar como escritores.
A biografia de Lenine teve a ver com o meu gosto por biografias, paixão que o ofertante partilhava, ou me passou.
Quis o acaso que nos últimos tempos tivesse falado ou tivesse consultado estes livros.

Boas leituras!

7 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Tenho os 5 volumes sobre Jean-Christophe para ler, mas não sei quando tal acontecerá!:(
Boa tarde!

MR disse...

Tem de se ler com calma, mas vale bem a pena.
Bj,
M.

Miss Tolstoi disse...

Gosto de todos estes livros e autores, com exceção da biografia de Lenine que não li.
O Pai Natal foi muito generoso comigo no que respeita a literatura.
Boas Festas!

MR disse...

Tb não me posso queixar... :)
Boa tarde!

Rui Luís Lima disse...

Jorge Semprum nunca li, embora tenha lido sobre ele, "via cinema":-)
Jó o Lenine li um livro sobre ele escrito pelo Trostky, mas que foi comprado porque era uma edição da & Etc e tinha ainda um texto de André Breton, lido ao longo de uma noite de passagem do ano:-)
Já o Jean Christophe do Romain Rolland terminei de ler este ano, numa edição da mesma editora, mas mais recente.
Quanto ao Malraux foi lido no ano passado e mora aqui por casa.
As capas de livros despertam-me as memórias.
Bom domingo!

MR disse...

Tb li esse livro do Lenine de Trotsky. Li várias biografias dele. Não era grande peça, como criatura.
Boa tarde!

MR disse...

Tb me lembro de ter recebido umas edições lindas do Dom Quixote (adaptação para crianças) e uns contos de Andersen que ainda tenho e que já mostrei aqui. E tb me lembro das pessoas que mos ofereceram.
Boas leituras!