Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de maio de 2021

Leituras no Metro - 1074

Porto: Civilização, 2009

Por sugestão da Maria, li Uma espera em vão, um romance do paquistanês Nadeem Aslam, que faz um retrato do Afeganistão, através de várias gerações. Gostei do livro, só é pena a tradução ser fraca.

«Ela [Lara] empurra o espelho ao longo do chão como se fosse visitar outra secção da biblioteca.
«Os livros estão todos lá em cima [...]. Às vezes um deles cai por si pois o seu suporte enfraqueceu, ou pode-se fazer cair quando se quiser com o bater certeiro de uma vara de bambu.» (p. 15)
«Há alguns anos, quando os talibãs podiam ter invadido  a qualquer momento a casa, a mulher de Marcus tinha pregado os livros nos tetos destes quartos e corredores. O pensamento original era heresia para os talibãs e eles teriam queimado os livros. E esta foi a única maneira que a mulher encontrou [...] para os salvar, para os por fora de perigo.» (p. 20)

Pintura de Bihzad (ou Behzad) -  Timur concede audiência por ocasião de sua ascensão. 

«O livro grande com os desenhos de Bihzad precisou de três pregos para ficar bem preso no teto. Foi preciso fazer-lhe esssa brutalidade para evitar que as pinturas fossem reduzidas a cinzas...» (p. 54)

2 comentários:

Maria disse...

Está ali no montinho das releituras; depois, das duas três: ou gosto muito, ou gosto pouco, ou desisto a meio... já me aconteceu de tudo com outras releituras.

Bom fim-de-semana!
📖

MR disse...

😉 Então boa releitura!