Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Leituras no Metro - 1084


Sexta-feira comprei esta Visão. Biografia e sexta-feira comecei a lê-la. Muito boa! Para já, um único senão que salta logo à vista: a foto de Adolfo Casais Monteiro está duas vezes trocada, Ou então ele está irreconhecível. Favorecido, mas irreconhecível.  🤣 A foto é de um homem que conheço, mas de que não consigo lembrar o nome. 
Comecei pela entrevista a Zenith e de seguida li o excerto da biografia de Pessoa, afinal a sair em Portugal em 2022, com tradução de Salvato Teles de Menezes.
O livro Escritos autobiográficos, automáticos e de reflexão pessoal, ed. por Zenith, é várias vezes referido. Quando o li, percebi que ele livro só poderia ter sido feito por uma pessoa que conhecia e compreendia profundamente a obra de Pessoa, a pessoa certa para escrever a biografia do poeta.
Não tenho livros de cabeceira, mas este e O livro do desassossego fazem essa função. De vez em quando leio uma ou duas páginas.

«O poeta português, que poderia ter dito "Eu sou muitos outros", descreveu-se a si próprio como uma "orquestra secreta" constituída por inúmeros instrumentos - cordas, harpas, címbalos, tambores. [...] Mas não há nenhum escritor que possa rivalizar com Pessoa em termos de conseguir configurar, por meio dos seus heterónimos, atitudes filosóficas e poéticas radicalmente distintas que formaram um glorioso, mesmo que nem sempre harmonioso, conjunto musical.» 
Richard Zenith - Pessoa: Uma biografia

6 comentários:

Maria disse...

Finalmente chegou às minhas mãos: foi um parto difícil!
Conseguir lê-la num ápice, como eu gostaria, também não vai ser fácil.
Vou começar pelo Zenith, depois trocaremos impressões por outra via.
Um dia bom, o melhor possível, dadas as circunstâncias!
Boas leituras!
📚

MR disse...

Entretanto, ainda não a acabei de ler. Não sei onde a pus. 😥
Bom sábado!

Maria disse...

Mas é um formato grande 😊 (eu pensava que era como a da jane Austen), fiquei agradavelmente surpreendida e até achei barata.
Já li a entrevista e também o prefácio: soube-me a pouco.
Vou continuar (de lupa, uma tristeza!) mas sei que vou gostar, foi uma boa compra.
Obrigada por divulgar.
Estranhei não aparecerem aqui mais comentários, será que ninguém se interessa por Fernando Pessoa?
Eu gosto tanto dele...
Boa noite!
📚

MR disse...

A Jane Austen é da National Geographic.
Boas leituras!

Maria disse...

Eu sei, eu comprei, e fiquei um pouco decepcionada com a fraca qualidade do papel e das fotografias. Ainda não a li, espero que o conteúdo valha a pena.
Bom dia!
📚

MR disse...

Mas o conteúdo é bom.
Boa tarde!