Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

«Parisiennes citoyennes ! »: a emancipação das mulheres de 1789 ao ano 2000


Esta exposição, que se encontra no Museu Carnavalet até 29 de janeiro, leva-nos numa travessia histórica, desde a Revolução Francesa até à lei da paridade, seguindo os passos das lutas que as mulheres travaram em Paris pela sua emancipação.
Ao lado de algumas figuras incontornáveis, de Olympe de Gouges (pseud. de Marie de Gouze) a Gisèle Halimi, é dado destaque às parisienses menos conhecidas ou mesmo anónimas: cidadãs revolucionárias de 1789, 1830, 1848, communardes, sufragistas, pacifistas, resistentes, mulheres políticas ou sindicalistas, militantes feministas, artistas e intelectuais empenhadas, trabalhadoras em greve, grupos de mulheres imigrantes... 
O percurso da exposição segue um fio cronológico que começa com a reivindicação do «direito de cidadania» para as mulheres, durante a Revolução, e termina com a lei sobre a paridade, em 2000. Entre estas duas datas desenvolve-se uma dinâmica de emancipação das mulheres explorada em todas as suas dimensões: o direito à educação como o de trabalhar, os direitos civis e os direitos cívicos, tão difíceis de obter, mas também a liberdade de dispor do seu corpo e o acesso à criação artística e cultural.

Brassaï - Boîte de nuit Le Monocle, 1933


2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Vamos ? 😉

MR disse...

Bem me apetecia, mas...
Bom dia!