Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Boas Festas!

Desejo a todos,
 um
Feliz Natal 
um melhor Ano Novo, sem guerra!


https://br.pinterest.com/pin/369084131964754026/

Gosto muito deste poema, apenas escolhi alguns versos. Maravilha-me sempre!

VIII - Num meio-dia de fim de Primavera

VIII


Num meio-dia de fim de Primavera
Tive um sonho como uma fotografia.
Vi Jesus Cristo descer à terra.
Veio pela encosta de um monte
Tornado outra vez menino,
A correr e a rolar-se pela erva
E a arrancar flores para as deitar fora
E a rir de modo a ouvir-se de longe.


(...)


A mim ensinou-me tudo.
Ensinou-me a olhar para as coisas.
Aponta-me todas as coisas que há nas flores.
Mostra-me como as pedras são engraçadas
Quando a gente as tem na mão
E olha devagar para elas.

(...)


Ele mora comigo na minha casa a meio do outeiro.
Ele é a Eterna Criança, o deus que faltava.
Ele é o humano que é natural,
Ele é o divino que sorri e que brinca.
E por isso é que eu sei com toda a certeza
Que ele é o Menino Jesus verdadeiro.

(...)


s.d.

“O Guardador de Rebanhos”. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (10ª ed. 1993). - 32.

http://arquivopessoa.net/textos/1487

 

7 comentários:

Mª Luisa disse...

Esta entrada también es maravillosa.
Feliz Natal!
Abraços

APS disse...

Os nossos agradecimentos, retribuindo também os melhores votos natalícios extensivos à Família.

Margarida Elias disse...

Gosto muito. Boas Festas!

LUIS BARATA disse...

Boas Festas , Ana !
Beijinhos

MR disse...

Uma árvore que é uma gataria... 🐈🐈‍⬛ Giríssima!
Boas Festas! 🎄

Cláudia Ribeiro disse...

É tem bons motivos para gostar, pois o poema é lindíssimo!
Gostei imenso do postal...
Feliz Natal, Ana!
Beijinhos. 🌲

Filipe Vieira Nicolau disse...

Bom Natal, Ana. Muito obrigado!