Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 18 de maio de 2023

O que é um «sequestro»?

Segundo o dicionário, sequestro é sinónimo de arresto, embargo, apreensão (em relação a coisas) e prisão, detenção ou retenção (referindo-se a pessoas).
Nos últimos dias muito se tem falado em «sequestro» no que diz respeito a um ex-assessor de um gabinete ministerial que queria sair do Ministério com um computador do Estado, tendo-lhe sido encerrada a porta do Ministério. É estranho fecharem a porta do local de onde uma pessoa queria sair com um objeto que lhe não pertencia?
Um exemplo mais comezinho: se uma pessoa for a uma livraria ou a uma biblioteca e sair com um livro sem o ter pago ou requisitado, é estranho que a porta da livraria ou da biblioteca seja encerrada até a criatura entregar o que leva indevidamente? Neste caso, dizemos que a pessoa ficou «sequestrada»?

2 comentários:

hmj disse...

Para MR:
Pois, com este desconhecimento da língua, e da realidade, os jornalistas continuam a contribuir, em grande, para os objectivos generalizados de empobrecer o dia-a-dia de informação e denegrindo os Órgõas democraticamente eleitos. Enfim, cumprem o desejo íntimo de um Senhor Azevedo que pretendia dizer, ao Ministério da Educação, os funcionários que precisava. Não constava que defendesse um pensamento autónomo, esclarecido, deviam é ser funcionais ! O que a maior parte dos jornalistas assumiu como seu último fim de vida.

MR disse...

É triste.
Boa noite!