Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Livros de cozinha - 145

New York: William Morrow and Company, 1986


Jean Anderson (1929-2023) foi uma autora americana de livros de cozinha. Conhecia, pela primeira vez, através do seu livro The Food of Portugal saído em 1986 e apresentado como sendo «da mais original e menos conhecida cozinha da Europa Ocidental». 
«Há vinte e cinco anos] que estou apaixonado por Portugal. E por mais vezes que volte ou por mais tempo que fique, a minha paixão não dá sinais de arrefecer. Não é só o povo português que me apaixona, nem Lisboa (para mim, uma das capitais mais bonitas da Europa). É o aspeto do país. Em nenhum outro lugar se encontra tanta diversidade numa área tão pequena» - assim é o início do livro que Jane Anderson dedicou em 1986 à comida portuguesa. E as receitas que apresenta demonstram essa diversidade. 
Ofereci várias vezes este livro a estrangeiros.

Outros livros desta autora que já consultei:

New York: William Morrow and Company, 1982. 

New York: Weathervane Books, 1988

Hoje é normal vermos os chefs cozinharem com processadores, mas pelo menos em Portugal não era vulgar utilizarem-nos em 1979, data da 1.ª ed. deste livro.

5 comentários:

Justa disse...

Ahora hay cocinas (me refiero a las profesionales) que más parecen laboratorios.

Apertas para a semana.

MR disse...

É verdade. Com fórmulas químicas... 😆
Boa noite!

bea disse...

O senhor em causa tem a minha simpatia incondicional só pelo extracto que li no post.Se tiver feito uma recolha expressiva e verdadeira da nossa gastronomia era mesmo capaz de lhe dar um chocho se o visse na rua.

Maria disse...

Bea, o senhor em causa é uma senhora...😉😂
Boa noite!

MR disse...

Bom dia para as duas.