Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de junho de 2024

Leituras no Metro - 2930

Bolas de Berlim

«Ia de elétrico para o Passos Manuel, saltava em andamento n rua de São Bento, quase em frente da Assembleia, nem me passava pela cabeça que um dia ali entraria como deputado. Às vezes ia a pé e poupava o dinheiro do bilhete para num dos intervalos vir cá fora e comprar uma bola de Berlim. É das melhores lembranças que tenho desse tempo. Nunca encontrei bolas de Berlim tão boas como aquelas que se comiam junto ao Liceu Passos Manuel.»
Manuel Alegre - Memórias minhas. Alfragide: Dom Quixote, p. 36.

Nunca comi bolas de Berlim tão boas como as da praia, no tempo em que se vendiam numa caixa com tabuleiros. Depois veio a ASAE e as bolas passaram a ser embaladas... Nanh...

9 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Sou a favor das questões de higiene e dos cuidados que os alimentos devem ser alvo, mas existem certas medidas/regras que foram criadas/impostas de há uns anos para cá, que são um autêntico disparate e/ou excesso de zelo!
Voltem as bolas de Berlim à praia em tabuleiros e as castanhas assadas na rua, embrulhas em folhas de jornal e outras coisas mais, que dão outro sabor e colorido à vida!
Bom fim-de-semana!

Isabel disse...

Também comiamos sempre as bolas de Berlim quando íamos para a praia. Realmente eram as melhores!Que bem que sabiam! Bem, raramente comia noutro sítio, porque na pastelaria sempre prefiro outros.
Bom sábado:))

MR disse...

Bom sábado para as duas.

Maria disse...

Não conte a ninguém, mas eu não gosto de bolas de Berlim. Deve ter a ver com o facto de eu não gostar do miolo do pão mal cozido. Todo aquele branco do interior da bola me dá náuseas.
Cada maluco com sua mania...😂🤣
Na praia comia gelados ou língua da sogra😋

Margarida Elias disse...

Eu gosto muito - com creme e, de preferência, acompanhadas por um Ucal :-)) Boa tarde!

MR disse...

Ninguém vai saber, Maria. 😉

Margarida,
Prefiro sem creme. Mas se só houver com creme, sacrifico-me. 😊

Boa tarde para as duas.

Pini disse...

Tienen muy buena pinta esas Bolas de Berlin.
Bom fim de semana

bea disse...

Não aprecio bolas de Berlim. Posso ter comido alguma na praia só para fazer companhia. Há poucos anos comprei uma na pastelaria só para testar o sabor.
Boa tarde:)

MR disse...

Pois têm, Pini. 😋

Bom domingo para os dois.