Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Teófilo Braga – No centenário da sua morte


Nos 100 anos da morte de Teófilo Braga, o Museu da Presidência da República e a Câmara Municipal de Ponta Delgada organizam uma exposição na sua cidade natal, que inaugura hoje e pode ser visitada até 14 de setembro.
Esta exposição mostra diversas facetas da vida e obra de Teófilo Braga. Além de político - foi quem chefiou o Governo Provisório após a implantação da República, em 1910, e mais tarde Presidente da República, em 1915 -, foi professor universitário, escritor e pensador. 


4 comentários:

Maria disse...

Ah, a esta ainda posso ir ☺️ e bem gostaria de voltar a Ponta Delgada.
Boa semana!

Margarida Elias disse...

Espero que também façam alguma coisa em Lisboa. Bom dia!

bea disse...

Tal museu ainda não teve o prazer de me conhecer. Mas pode sempre haver uma vez.
Teófilo Braga sempre me agradou. Conheci um velhote de bigode e cabelo branco, por sinal um tanto esguedelhado, a quem chamávamos "senhor Teófilo". Usava uns oculinhos redondos muito castiços porque as hastes eram moles e falava muito bem, com palavras que eu nem entendia. Lia o jornal e tudo. Pelas razões mencionadas quando li no livro de História tal nome, adjudiquei-o ao meu vizinho. E muito me espantava que um presidente usasse calças remendadas.

MR disse...

Margarida,
Espero que a repliquem em Lisboa, no Museu da Presidência.

Bea,
Não seria este que morreu há 100 anos e morava na Travessa de Santa Gertrudes, atual Rua Dr. Teófilo Braga, em Lisboa.

Bom dia para todos.