Não li, mas vai com um abraço para JMS.
Prosimetron
Mostrar mensagens com a etiqueta D. Manuel II. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta D. Manuel II. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 4 de agosto de 2017
sexta-feira, 17 de março de 2017
terça-feira, 15 de novembro de 2016
sábado, 5 de dezembro de 2015
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Gaby Deslys (1881-1920)
Ilustração de Barribal.
Gaby Deslys foi uma atriz, cantora e dançarina francesa, muito popular no início do século passado, que teve um relacionamento com o rei D. Manuel II. Faleceu em Paris, a 11 de fevereiro de 1920. Este romance parece ter inspirado a ópera de Leoncavallo, La Reginetta delle Rose, composta em Londres em 1911.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
A nossa vinheta
Comemora- se em 15 de Novembro o nascimento de D. Manuel II, último rei de Portugal. A Biblioteca Nacional acolhe hoje, por iniciativa da Real Associação de Lisboa, uma conferência sobre a sua actividade como bibliógrafo, durante o exílio em Londres, faceta que revela o homem de cultura que foi, mas também o patriota que nem só um segundo deixou de pensar e agir a favor de Portugal. Chamaram-lhe o Rei Saudade. E é dessa saudade que fala o belo poema que transcrevo.
El-Rei
Longe da luz, a que sonhou, na infância,
em vez de predomínio ou de conquista,
sonhos de amor, entre visões de artista,
morreu de desconsolo e de distância...
Caminho aberto à morte por essa ânsia
que mais se exalta quanto mais contrista,
de quem recorda o lar que nunca avista
e se consome em lúcida constância
Porque - acima do Trono e da Realeza,
havia o céu azul, a claridade
da sua amada Terra Portuguesa
- Havia a Pátria!...
- e dizem, (que impiedade!...)
dizem que não se morre de tristeza!...
Dizem que não se morre de saudade!...
Subscrever:
Mensagens (Atom)









