Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Ainda demoraram seis anos...

... a apreender o livro Pornocracia, de Catherine Breillat, editado em 2003 pela Teorema, que reproduz na capa o quadro «A origem do mundo», de Gustave Courbet, datado de 1866. Não conheço o livro, mas fiquei com vontade de espreitar. Foi o que aqueles cérebros conseguiram: o livro ainda vai esgotar.

Aproveito para colocar duas pinturas de Courbet. Não A origem do mundo que ainda podem apreender o blogue.


Auto-retrato
Óleo sobre tela, 1844-1845


Jo, la belle irlandaise
(foi possivelmente o modelo de A origem do mundo)
Óleo sobre tela, 1866

7 comentários:

Anónimo disse...

Realmente vi a notícia e pensei que era mentira! Censura tão explicita em Portugal dá que bradar aos céus. Sim porque a censura existe mas não é visível... democracia?
O auto-retrato é fantástico!
A.R.

LUIS BARATA disse...

Penso que não será caso de censura, mas dão que pensar estes ataques de puritanismo que aconteceram nos últimos dias. Em ambos os casos (Carnaval de Torres Vedras e Feira do Livro de Braga) denúncias de cidadãos às autoridades policiais que prontamente ( ao contrário do que por vezes acontece quando são mesmo necessárias) actuaram e apreenderam ou proibiram, sem uma correcta e completa indagação.
Casos ridículos, ao mesmo tempo em que no país tudo está disponível na televisão, na internet, nos anúncios de jornais etc etc.

ana disse...

Também não conheço o livro, até pode ser uma porcaria mas censura a este ponto?

LUIS BARATA disse...

Por mim, pode colocar A Origem do mundo do Courbet sem problemas. Antes de apreenderem o blogue, teriam de apreender o quadro que está exposto no Musée d'Orsay em Paris...
Bem sei que os cabos e sargentos da Guarda normalmente não são conhecedores de História de Arte, mas não haveria um graduado de serviço que soubesse ler a ficha do livro e consequentemente identificasse a proveniência da capa? Tanto computador, tanto magalhães para isto!

MR disse...

Pois também gostava de saber se quando as crianças das escolas vão ao Musée d'Orsay, correm a cortina.
Pode ser que o jad conte o que viu no Museu Reina Sofia há dias.
O livro não deve ser mau, atendendo a quem o publicou - a Teorema.
O Magalhães ainda não chegou à polícia. E bem precisavam para ver se treinavam.
No ano passado fui apresentar uma queixa na polícia, e - deus meu! - estava a ver que não saia de lá com o polícia à procura das letras no teclado.

MR disse...

Não sei o que se passou no Carnaval de Torres Vedras, mas vou averiguar.

João Mattos e Silva disse...

Quando se deixa que questões de "moral pública" sejam decididas por quem não tem cultura (culpa do Estado que ensina, mas não educa no sentido mais amplo do termo) isto não é bem censura, é pura estupidez.Disseram que foi para evitar desacatos que um grupo de indignados cidadãos bracarences pretendia provocar. Ora eu acho que a GNR devia era mandar para casa cozer meias esses escandalizados cidadãos. Já no tempo da censura estado-novista que eram os agentes? Ignorantes militares de baixa patente e quejandos que só viam o óbvio, muitas vezes eram enganados pela subtileza e adoravam proibir fosse o que fosse.Como voltou ao de cima esse espírito proibicionista nestes tempos que vivemos, tudo é de temer.