Prosimetron

Prosimetron

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Farah Diba trinta anos depois

2009 é também o ano em que passam três décadas da Revolução Iraniana, com a deposição do Xá e a instauração de um regime teocrático na antiga Pérsia.
A propósito desta data, a conhecida documentarista iraniana exilada no Ocidente Nahid Persson Sarvestani realizou um documentário de 90 minutos com o título La reine et moi, composto de uma série de conversas com a Imperatriz do Irão Farah Diba Pahlavi. Pelo que li, foram filmagens atribuladas ou não tivesse sido a realizadora opositora à monarquia, tendo participado na revolução ( embora mais tarde tivesse que fugir do Irão com o seu filho por ser comunista, tendo o seu irmão sido executado... ) , com as filmagens interrompidas várias vezes e acesa troca de palavras entre as duas mulheres.
No fim, tudo se compôs e o documentário foi terminado e já exibido na Alemanha e na Suécia, bem como no Festival de Sundance, nos Estados Unidos.
A realizadora já declarou que embora não tenha mudado de opinião sobre a monarquia iraniana, mudou de opinião sobre Farah Diba.

Sem comentários: