Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

In memoriam Siegfried Lenz


Siegfried Lenz, escritor alemão não muito conhecido junto do público português, faleceu ontem aos 88 anos. Oriundo da antiga Prússia Oriental que se encontrava sob o domínio alemão até 1945, desertou da marinha alemã em 1944, tendo fugido para a Dinamarca. Integrou o célebre movimento “Gruppe 47”, um grupo de autores que pretendia dar um novo rumo literário após a catástrofe nazi. Apoiou Willy Brandt na década de 70 na política externa de aproximação e reconciliação com o povo polaco.

Considerado um dos mais importantes representantes da literatura do pós-guerra, ao lado de Heinrich Böll e Günter Grass, Siegfied Lenz centrou, como tema principal da sua obra, o indivíduo em conflito com a sociedade e contribuiu significativamente para a tentativa de confrontar o público alemão com a história mais recente de 1933 a 1945. O seu livro “Die Deutschstunde” de 1968 é hoje em dia uma das referências da literatura alemã.      

PS: Infelizmente, a falta de disponibilidade não me permite escrever mais sobre esta grande figura.

5 comentários:

MR disse...

Desconheço e penso que não tem nenhum livro traduzido em Portugal.

hmj disse...

Para MR:
Por acaso, a BN tem um (1) ! livro de S. Lenz, traduzido.
Para FVN:
oportuna recordação !

MR disse...

Ah, O barco farol! E por acaso já o li e gostei.
E há uma adaptação deste livro a cinema.

ana disse...

Nunca li nada dele mas vou anotar.
Obrigada Filipe!
Boa noite.:))

MR disse...

Afinal, por indicação tb de HMJ, vi que foi editado pela Dom Quixote e pelo Círculo de Leitores. Já está na minha lista. :)