Prosimetron

Prosimetron

domingo, 5 de outubro de 2014

5 de Outubro

Primeiro, cabe-me agradecer ao Luís ter podido assistir ao um debate/tertúlia assaz interessante. Um passeio pela História de longa duração, o passado e o presente, os portugueses e o 5 de Outubro.

Apresentação da mesa, da esquerda para a direita:
Dr. Diogo Teixeira Dias, Real Associação de Jovens Monárquicos;  Dr. António Arnaut, republicano, Dr. Joaquim Costa e Nora, Presidente da Real Associação do Centro, Dr. Miguel Pignatelli Queiroz, monárquico e Dr. Tiago Estevão Martins, em representação dos jovens republicanos (embora não haja uma associação organizada).

O moderador da mesa foi o Dr. Joaquim Costa Nora, o autor do convite para a tertúlia. 

O Dr. Pignatelli começou por comemorar o Tratado de Zamora (5 de Outubro de 1143), focando algumas datas de relevo antes do Tratado até aos nossos dias. 
 
Em seguida o Dr. Arnaut evocou o 5 de Outubro de 1143 e a revolução republicana  5 de Outubro de 1910. Realçou algumas datas da monarquia portuguesa, congratulando-se do diálogo possível entre as duas instituições. Um orador brilhante, como sempre, um homem de diálogo e tolerância.

Depois foi dada a palavra ao Dr. Tiago Estevão Martim, um jovem assertivo, comedido e com um discurso muito actual e pertinente, defendeu a causa republicana.  

Por último, falou o Dr. Diogo Dias que defendeu de forma brilhante e calorosa a causa monárquica.Um jovem muito promissor, com bom poder da palavra.


Em síntese, a alma portuguesa esteve presente nos dois sistemas políticos, a tolerância e o respeito apresentados pelos oradores foi louvável. Todavia, chega a uma altura em que não é possível o diálogo.
O dia 5 de Outubro foi muito frutífero, falou-se do país, do muito que há para fazer, focou-se a História que une os dois momentos Monarquia e República e as duas visões.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Obrigado Ana ! Vou até aproveitar estas suas fotos, se me permitir, noutro local.

ana disse...

Claro que sim, Luís.
Use à vontade.
Tive uma tarde muito agradável entre gente inteligente.
Boa tarde!:))