Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Gibert Jeune

 

Já tinha aqui falado do encerramento desta livraria parisiense. Vi no Le Monde on line de anteontem que as quatro livrarias da place Saint Michel vão encerrar no final de março. É triste, mesmo triste! Se o é para mim, imagino para os parisienses e os habitantes do Quartier Latin, cuja paisagem não voltará a ser a mesma.
Eu que escolho sempre um hotel naquela zona por causa das livrarias...

9 comentários:

Maria disse...

Uma tristeza, para os que amam os livros; uma patetice para os outros (a maioria).
Penso que entrámos numa nova era, as coisas não voltarão a ser o que eram... andamos todos nervosos e um pouco à deriva...
Vejo as capas dos jornais, as notícias na tv (apenas as aberturas, não aguento mais) e só me apetece fugir para outra galáxia far far away...

Bom fim-de-semana!
🚀

Rui Luís Lima disse...

Mas que triste notícia:(
Este era um dos nossos locais de peregrinação da capital Francesa: comprar livros nas Gibert Joseph. Uma das lojas da Place era a que tinha ponto de cruz e a outra os policiais do Simenon.
Ontem li que a mais famosa loja de videos/dvd também iria encerar.
Como refere a Maria o mundo que conhecemos está a desaparecer e com ele se perde a memória de uma época.
Muito boa tarde!

MR disse...

Mister Vertigo,
Aquela perto do Pompidou? Não aguentam as rendas...

Boa tarde para os dois.

Cláudia Ribeiro disse...

Hoje, já tinha lido sobre o encerramento desta livraria!
Caminhamos para um mundo do qual não gosto. Não é o meu mundo...
É o mundo do capital; em que o dinheiro cada vez "fala" mais alto. Sempre falou, mas actualmente, o ser humano não olha mesmo aos meios para atingir os fins!
São mais felizes assim?! Não acredito!
Boa noite!

Miss Tolstoi disse...

Más notícias! Será que as do quai Saint Michel continuam abertas? Frequentava pouco estas duas porque as temáticas lá vendidas não me são muito caras. Parece-me que a rue Huchette já tinha encerrado.
Bom dia!

MR disse...

Parece-me que li que a da rue Huchette fechou, mas já estou baralhada. Nem sei se não tinha já encerrado quando fui a última vez a Paris.
Os encargos para manter aquela quantidade de livrarias enormes, sem movimento, devem ser (para mim) incalculáveis. Devem vender online, mas não é o mesmo.
Bom dia para as duas.

Rui Luís Lima disse...

A que fica em frente ao Pompidou (muitas compras por lá fizemos a essa gente bem simpática) ainda se mantêm aberta a outra deles é que encerrou.
Mas com a Pandemia...
Bom domingo!

MR disse...

Fui duas ou três vezes a essa em frente ao Pompidou, a segunda ou terceira das quais por sugestão de PNLima e Mister Vertigo. Mas quando lá cheguei vi que já lá tinha estado.
Bom domingo!

PNLima disse...

Como nos vai doer na alma dar uma volta pelo Boulevard Saint Michel e nos faltar tanto :(
Bom dia