Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Jogos - 6

Já não me lembro se o «meu Jogo da Glória» era igual a este... Devia ser da Majora.

Caixa da edição da Majora, 2010.
Tabuleiro de uma edição feita para o Dia da Criança, 2017

France, Yvelines, Rambouillet, Musee du Jeu de l'oie
Este museu possui 2500 jogos da glória.
Nouveau jeu de l'oie,  ill. par Benjamin Rabier. Imp. Devambez, 1906

Jogo da Glória sobre a Grande Guerra. Há muitos.
Postal francês de 1920.

Vejam este site sobre o Jogo da Glória. Um mundo...
Só pus uns exemplos de Portugal e França, mas este jogo há em todos os países. Em Espanha é o Juego de la Oca.

Jad,
Apresenta-nos um Jogo da Glória do século XVIII. Please!

10 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Todos tão bonitos!!
E, o postal, um mimo.
Autênticos tesouros!
Bom dia, MR!

MR disse...

De vez em quando aparecem-lhe jogos na sua livraria?
Boa semana!

Maria disse...

Uma maravilha, ou melhor, várias maravilhas. Também havia um lá em casa mas não consigo recordar os desenhos.

Um dia com muito sol!
🌞

Margarida Elias disse...

Gosto imenso deste tipo de jogos. Bom dia!

Miss Tolstoi disse...

Também gosto de jogos de tabuleiro: Ludo, o Jogo das Escadas, o Sabichão, o Mentiroso...
Aguardemos pelos próximos...
Boas jogadas!

Justa disse...

Como dices, en España se llama el "Juego de la oca". Venía con los Juegos Reunidos Geyper, que traían más de 20 juegos de mesa. En mi casa nos los trajeron, a mis hermanos y a mí, los Reyes Magos de mis padrinos y no recuerdo ningún regalo que haya sido tan aprovechado. Eran maravillosos.

Apertas.

Rui Luís Lima disse...

Muito joguei eu em criança (sózinho ou acompanhado) este "Jogo da Glória".
Fiquei a saber muito mais sobre ele com este post.
O meu era da Majora, como todos os jogos de tabuleiro que tinha.
Uma boa semana!

Isabel disse...

Muito bonitos!
Joguei muito o Jogo da Glória e até fiz um.

Boa tarde:))

MR disse...

Isabel, se ainda o tem, mostre-o no seu blogue. 😊
Bom dia para todos!

Isabel disse...

Já não tenho, com muita pena minha.
Fazia muitas coisas de papel e cartão. Como não havia dinheiro para comprar muitos brinquedos, gostava de fazer coisas. Fazia carradas de roupas para as bonecas de papel, que vinham em cartões e que se recortavam. Também fazia roupas de pano para as bonecas (tridimensionais). E o meu irmão mais velho fazia coisas de madeira, nomeadamente mobílias para as irmãs. Não tínhamos dinheiro, mas tínhamos criatividade.
Infelizmente não restou nada! Tenho pena...

Um bom dia:))