Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Livros de cozinha - 125


Porto: Porto Ed.; Lisboa: Empresa Lit. Fluminense, s.d.
Desenhos de Laura Costa.

Este Tesouro das cozinheiras, da autoria de Miréne (pseud. de Maria Irene Andrade Braga da Silva Teixeira) é uma das melhores obras portuguesas de cozinha e uma das que mais edições tem tido (a última de 2021). É um trambolho com mais de 850 p., cuja 1.ª ed. é provavelmente de 1953, onde encontramos quase tudo o que nessa época se cozinhava e comia em Portugal, de cozinha portuguesa e internacional (diga-se: francesa). É o que eu continuo a fazer porque não me abalanço em cozinhados estranhos. E muito menos em doces. Mas fora de portas, provo tudo. E gosto de provar. 
Dantes também experimentava muitas receitas. O pior era quando elas não prestavam...
A edição que tenho (e que já não tem sobrecapa, mas ainda tem caixa) é possivelmente dos anos 1970.


1.ª ed, 3.ª reimp. Porto: Porto Ed., 1999

Miréne tem um outro livro, O pequeno tesouro das cozinheiras, que não tenho e que é uma  pequena seleção de receitas do livro anterior.

No Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.

7 comentários:

Mª Luisa disse...

Uma jóia esse livro de cozinha!
Bom dia!
Abraço

Maria disse...

Preciosos!
Também gosto de provar quando viajo, desde que não meta insectos...
Bon Appétit!

MR disse...

Nunca experimentei insetos. Também só comeria se não soubesse o que me estavam a servir. Nunca fui ao Oriente. Dos restaurantes orientais a que tenho ido, normalmente gosto de tudo, exceto porco doce e peixe cru. Gosto muito da comida do Médio Oriente.
Quando viajo, normalmente experimento de tudo e tento comer comidas autóctones.
Bom almoço para as duas.

bea disse...

Muito bem, Miréne, deixou obra saliente no campo da culinária e ajuda muita gente. Houve na minha terra uma papelaria Miréne e sempre supus que a senhora se chamava assim, era um nome original, pensava. E vai-se a ver devia ser uma Maria Irene. Ora bolas.
Nunca me lembrei de comprar um livro de culinária; se penso em livros, vêm-me à ideia outras coisas:). Nesse capítulo, estou a converter-me numa portuguesa de arte sumária. Paciência.

MR disse...

Gosto imenso de livros e revistas de culinária. Dá para ver o que as pessoas comem ao longo dos tempos.
Boa noite!

Isabel disse...

Também o tenho. A minha edição é de 1987 e eu comprei-o em 1989 (quando ainda tinha esperança de vir a ser uma boa cozinheira 😂🤣😅😆😄). Ainda tem a sobrecapa e a caixa. muito estimadas (pelo pouco uso...).

Bom feriado:))

MR disse...

🤣🤣🤣 Também é um livro com receitas bem explicadas.
Boa tarde!