Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Barbearias

Predrag Matvejevitch, no seu A outra Veneza, escreve sobre barbearias e barbeiros:
«[...] as barbearias são incontornáveis. Eram as rivais das tabernas e as sucedâneas das sacristias. Encontravam-se a casa esquina e sobram muito menos do que antes. [...] O ofício de barbeiro não era apenas uma profissão, era também uma vocação, e até um sacerdócio. [...] 
«Nas barbearias, podia-se aprender tudo sobre a cidade e o seu passado. Tinha-se por vezes a impressão de que se decidia aí a história da cidade. Os barbeiros venezianos rinham, além disso, talentos de contadores de histórias. Sabiam divertir e consolar os seus clientes, confundi-los ou inquietá-los quando fosse preciso. Criou-se um lugar para eles na ribalta, tanto no teatro como na ópera.» (p. 105)

Barbearia Campos, Lisboa.

Os barbeiros eram (talvez ainda sejam) locais de encontro nas aldeias, vilas e cidades. Aí se lia o jornal, discutia-se política e coscuvilhava-se a vida alheia.
Assisti num cabeleireiro (onde deixei de ir) a mulheres a exporem a sua vida despudoradamente. Eu entrava (quase) muda e saía (quase) calada: bom dia quando entrava, corte tantos tantos dedos e novamente bom dia quando saía.



Lembram-se desta?
«Se tu visses o que eu vi
À vinda de Guimarães
Um barbeiro de joelhos
A fazer a barba aos cães.»

5 comentários:

APS disse...

Esta quadra não conhecia eu, e é bem catita!..:-))
Quanto a barbearias, de que já falei no Arpose, ficaram-me de memória a Sevilha ( de Guimarães) e a Celeste (que já fechou, na rua 1º de Dezembro), que tinha sido restaurada pelo arq. Raúl Ramalho, e que era um espanto estético.
Boa semana!

MR disse...

Ver se consigo ver a Celeste na net porque não me lembro de a ver.
Boa semana!

Maria disse...

Não sabia que em Liverpool os autocarros eram verdes, iguais aos de Lisboa na minha juventude.
Que memórias boas me trouxe este vídeo.
Em perfeita sintonia relativamente aos cabeleireiros: não há pachorra!
Boa tarde!

Pini disse...

Bonita foto de una barberia de antaño, que eran lugares de tertulia de futbol, caza, toros, etc, menos de política, que, al menos a la que yo iba, había un cartel que decía " Prohibido hablar de política ".
Precioso tema de los Beatles
Boa noite

MR disse...

Maria,
Estive em Liverpool em 1970 (na pré-história...) mas já não me lembro. Mas é natural...

Pini,
Antes que rolassem cabeças. Com uma naifa na mão era perigoso. 😂😂😂
Esta Barbearia Campos esteve para fechar há poucos anos com a venda do prédio. Mas lá conseguiu sobreviver.

Bom dia para os dois.