Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Os meus italianos


A 3 de Junho de 1960, Mina publicava o seu "Il cielo in una stanza" - uma das canções mais conhecidas da autoria de Gino Paoli, mas também uma das mais belas na história da música ligeira italiana de sempre. Paoli viria a editar a sua própria versão nesse mesmo ano, no entanto, foi a interpretação de Mina que teve o maior sucesso: chegou ao número 1 dos discos mais vendidos em Itália e manteve-se a liderar a hitparade durante 11 semanas consecutivas. Muitas foram as adaptações posteriores, desde Carla Bruni, Massimo Ranieri a Franco Battiato, nenhuma porém conseguiu o estatuto mítico de Mina.

Conforme confirmado por Gino Paoli em várias intervistas suas, a canção dedicava-se a uma prostituta que trabalhava num bordel em Génova. Nada leva a pensar numa abordagem meramente sexual, quando ouvimos este texto com tanta poesia e tanto romantismo...


2 comentários:

MR disse...

Não sabia nada da história desta linda canção.
Boa noite!

enri p disse...

Uma canção que adoro.
A primeira vez que a escoltei foi na voz do autor, Gino Paoli. Depois oín a versión de Battiato, que também me encantou. É a primeira vez que a escoito na voz de Mina e tamén gosto inmenso.
Efectivamente, tanto a música como a letra elévannos a un ámbito de sentimento e poesía marabilloso.
Boa noite!