Desconhecia este título do Vitorino Nemésio, Isabel de Aragão Rainha Santa. Acabei agora de o ler. Deixo as palavras do autor sobre o mesmo:
(...) uma interpretação puramente biográfica da Rainha - uma obra de arte. Seja como for não perdemos o pé da História, não inventámos um único personagem ou facto: a nossa invenção é puramente psicológica. Não se pode fazer uma «vida» com as verbas avulsas dos arquivos. (p. 79). O livro foi publicado pela Texto em 2011. Gostei do livro. Há muito que não lia Vitorino Nemésio. Deixo a sugestão de leitura. Votos de um bom final de Domingo e de uma boa semana!
Rainha Santa Isabel , óleo sobre madeira, da oficina de Quentin Metsys, 1510-1520, Gemäldegalerie, Berlim . Agora exposto em Lisboa, e que aparece aqui hoje porque passam 500 anos sobre a beatificação de Isabel de Aragão, Rainha de Portugal .