Prosimetron

Prosimetron
Mostrar mensagens com a etiqueta sismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sismo. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ainda o Haiti, mas na primeira pessoa.

Recebi ontem à noite um telefonema do meu querido amigo Carlos F.T. de quem não tinha notícias há algum tempo:
-Sabes onde acabei de passar um mês?
- Eu não.
- Estive um mês no Haiti.

E o Carlos, que é médico, lá me explicou que está a fazer um mestrado em Medicina de Emergência e de Catástrofes na Faculdade de Medicina de Sevilha e encontrava-se nesta cidade quando teve conhecimento do terrível sismo haitiano. Não hesitou- imediatamente voluntariou-se para ir para o Haiti enquadrado numa missão espanhola. Foi, pois, dos primeiros médicos a chegar.

Relatou-me o cenário encontrado de milhares de cadáveres nas ruas que, mesmo para um médico a fazer o dito mestrado, foi um terrível "baptismo de fogo", bem como as condições em que ele e os colegas tiveram de trabalhar nos primeiros dias: a primeira noite em sacos-cama, dormindo no meio dos escombros, apenas protegidos por uma cerca de lona, e os primeiros duches a partir de baldes de água fornecidos pelas autoridades militares, sendo que faltava tudo a todos, especialmente à população local.

Seguiu-se um mês de trabalho intenso, e depois o necessário descanso na República Dominicana antes de regressar a Portugal e ao hospital algarvio onde presta serviço. Um relato impressionante de coisas vistas e feitas, que não vale a pena aqui reproduzir em pormenor e que a comunicação social foi "filtrando" e se calhar bem, mas que me tirou o sono.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Café Haiti

O tremor de terra no Haiti causou alarme a um habitante na Gafanha de Aquém, porque confundiu o local com um café com o mesmo nome que existe na aldeia, de onde já saíram donativos para quem sobreviveu ao tremor de terra.

Notícia avançada há 30 minutos pela TSF

sábado, 19 de dezembro de 2009

Este foi a sério...

Nós tivemos um susto há dias, mas os taiwaneses ( será que é assim que se diz? ) tiveram um tremor de terra a sério ontem. Será que o nosso Jad vai adiar a sua visita à antiga Formosa?
Eu ficaria tentado a adiar...
P.S. - O silêncio do Jad aqui no blogue, confirmou-me ele telefonicamente, tem a ver com as conhecidas restrições à blogosfera na República Popular da China, especialmente blogues estrangeiros. E publicar fotografias, como ele tentou, nem pensar...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Notícias do dia - 1

Foi a cerca de 100km do Cabo de São Vicente, que vemos na foto, o epicentro do sismo desta madrugada. E felizmente que foi no mar, porque foi forte- 6.1 na escala de Richter. Se o meu relógio de pulso não me enganou, era 1h40 quando a minha cama tremeu e bem. Foram talvez 10 segundos mas agitados. A verdade é que, talvez pelo frio, desta vez não me levantei da cama para me pôr debaixo dela ou na ombreira da porta. No noticiário das 8 na Sic Notícias vi que alguns nossos compatriotas vieram mesmo para a rua. Assim nos vamos lembrando que, tal como Lisboa, o Algarve é zona de risco sísmico...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Catástrofe em Itália

- Vista aérea de Áquila.
- Basílica Santa Maria di Collemaggio, onde está sepultado um dos mais efémeros papas e o único que renunciou ao papado : Celestino V.

Esta madrugada registou-se um violento sismo que abalou a região italiana de Abruzzi e destruíu a cidade de Áquila ( L' Aquila ) , fundada em 1230 pelo Imperador Frederico II de Hohenstaufen num plano urbano perfeitamente inédito até essa data e a partir de 99 aldeias que já existiam.
Até agora estão confirmados 92 mortos, 1500 feridos, e 50.000 desalojados, tendo ficado destruídos 10.000 edifícios, muitos deles datando da Idade Média.