Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

«Tratem-me por Ismael»!

Il. Jerry LoFaro

Num inquérito estival que a revista Marianne está a fazer a seis escritores, à pergunta sobre a frase mais prometedora de um livro, Pierre Michon refere, entre outras: «"Call me Ismahel", l'ordre sans replique qui entame Moby Dick.»
Este é também para mim um dos melhores inícios de livros que li.
Os outros são: «Hoje, a mãe morreu. Ou talvez ontem.» (Camus - O estrangeiro). Nesta linha, Vergílio Ferreira abre Alegria breve com «Enterrei hoje a minha mulher». Pelo menos, eu quando li este romance lembrei-me do início de O estrangeiro.
Também me recordo muitas vezes do princípio de Páscoa feliz, de Miguéis:
«O juiz mandou-me finalmente erguer e, sem tirar os olhos dum maço de processos que tinha sobre a mesa, perguntou-me:
«- Tem mais alguma coisa a alegar em sua defesa?»

Capa de Fred Kradolfer

9 comentários:

APS disse...

Não posso deixar de relembrar o princípio das "Cenas Contemporâneas", de Camilo:
"Os meus amigos de certo não sabem o que é caçar coelhos na neve?"
Uma boa semana.

MR disse...

Lembro-me que fez um post sobre o início desta obra de Camilo. :)
Boa semana!

APS disse...

É verdade: não se pode queixar de falta de memória..:-)
Bom dia.

Rui Luís Lima disse...

Dois livros cujo início nunca mais me esqueci foram:
- "Lolita" - Valdimir Nabokov
- "Os Homens que Amaram Evelyn Cotton" - Frank Ronan
Poderia escolher outros como alguns dos meus autores favoritos: Proust e Durrell, mas opto por estes dois porque andam muito esquecidos.
Uma boa semana!

M,Franco disse...

Do livro "SolidãoII" de Irene Lisboa:
Poderei eu já começar?
Desde que aqui estou, quase desde o primeiro dia, que tenho vontade
de escrever de mim. De me queixar, de dizer que sofro...
Tantos outros poderia referir... mas escolhi Irene Lisboa.
Boa semana para quem,por aqui anda.

M,Franco disse...

Gostava de saber onde comprou a revista MARIANNE pois no sábado
nos dois sítios onde pensei encontrá-la não consegui.
No Rossio uma muito antiga casa, ao lado do Nicola que
sempre vendeu imensas revistas estava fechada. Na FNAC do
Chiado não havia, e tive pena de não a ter comprado por
me ter parecido muito interessante. Agradeço.

MR disse...

Mister Vertigo,
Não me lembro do início de Lolita, mas amanhã vou ver: o de Frank Ronan nunca li.

M. Franco,
Gosto desse início de Solidão II.
Comprei a revista na Barata. Costuma chegar à 3ª feira.
A FNAC do Chiado, depois das obras, tem pouquíssimas revistas.

Boa noite para todos.

M,Franco disse...

Em primeiro lugar agradeço a informação sobre o local onde
adquirir a MARIANNE. Em segundo lugar e será apenas um aparte,
toda a escrita de Miguéis é para mim uma maravilha, abertura,
meio e fim. Boa semana e mais uma vez obrigada.

MR disse...

Gosto muito de Miguéis. Páscoa feliz foi o primeiro livro que li dele, mas o meu preferido é O milagre segundo Salomé.
Bom dia!