Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Leituras no Metro - 1094

Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017
Capa de João Fazenda.

Mega Ferreira afirma que «hoje há pessoas que vivem, intelectualmente falando, das intervenções que fazem na televisão.»
«Mário de Carvalho não tem dúvidas em relação a este assunto e recusa ser brendo na sua a+reciação, sublinhando "a desvalorização que se promove hoje, especialmente através da comunicação social, de tudo o que tenha a ver com o saber, com a arte, com a literatura, com a dança, enfim, com tudo aquilo que há de mais elevado na condição humana e na atividade dos homens. Tudo isso é secundarizado. Qualquer chefe cozinheiro ou qualquer modista ou coisa parecida é mais importante do que m professor, e os professores são um dos aspetos da representação social do saber, o professor tem saber, mas é desvalorizado. E não são só os professores a serem desvalorizados; são desvalorizados os escritores, os cientistas, os pintores, os artistas das mais diversas áreas..."» (p. 17-18)
Até concordo com Mário de Carvalho, mas há cada professor... Quanto aos médicos e cientistas hoje são mais ouvidos, fruto das circunstâncias. Veremos até quando.
Este livro voltará aqui.
Postal-marcador.

8 comentários:

APS disse...

Mas é a democratização da cultura, e há que rebaixar a arte para que todos a percebam..:-))
Bom dia.

Maria disse...

Este tenho 😊 quando ia ao Pingo Doce ia sempre espreitar estes livrinhos. Até tenho alguns com postais.
Boas leituras!

Mª Luisa disse...

Estoy de acuerdo en que hay de todo en todas partes: En la Enseñanza, en la Medicina, pero no soy capaz de ver programas en la TV en los que se "discute" de naderías dichas por alguien que y a pesar de lo que apunta APS , tienen derecho, pero que no aportan nada...
El libro parece interesante.
Bom dia!

Maria disse...

Sim, também me parece que nivelar por baixo não é bom, e se nós nivelamos por baixo na tv...
Valha-nos a rtp2, às vezes.
Bom dia.

bea disse...

Parece-me que o livro valerá a pena se efectivamente se resume a conversas com escritores (tenho memória dessa menina num programa de entrevistas a escritores). Tenho para mim que os escritores expressam o que pensam de forma algo original e que nos alimenta a alma. Se for apenas mais um título sem relação directa ao conteúdo, é melhor ler primeiro e manifestar-me depois.
De uma forma geral concordo com Mário de Carvalho. Quando o ter ultrapassa o ser caímos no ridículo de desinteressar-nos e até menosprezar quem pode ensinar-nos alguma coisa que melhore a nossa humanidade.

Cláudia Ribeiro disse...

Subscrevo a Maria, nivelar por baixo não é solução!
Deve ser exactamente o contrário. Deve-se exigir, estimular, investir.
Li este livro e gostei.
Boa tarde!

Justa disse...

Sería un tema para hablar largo y tendido, empezando por quiénes serían los más prescindibles en esta sociedad (ahí estuvo el confinamiento general para darnos una pista)....Y ya no hablemos de la profesionalidad (¿se presupone en un determinado sector y en otros no?).

Muchas capas tendríamos que ir descubriendo. Y todavía así....

¡Feliz día de Reyes!

MR disse...

Claro que nivelar por baixo não traz nada de bom no futuro.
Estou farta de 'comentadores' que falam de tudo e só dizem balelas.
Bom dia para todos! Com bolo-rei para quem goste.