Prosimetron

Prosimetron

domingo, 31 de julho de 2022

Trattoria Andri


Para acabarmos bem o mês de julho e começarmos o de agosto, igualmente bem; e com tantos aniversários de blogues, hoje e amanhã, nada omo ir até Veneza almoçar com Guido Brunetti e Lorenzo Vianello. Desta vez não é a Paola que cozinha.
«"Vamos até ao Lido comer peixe", disse o Inspeto [Brunello] com todo o entusiasmo de um rapazinho a fazer gazeta.
«O Andri era apenas a dez minutos a pé do cais de Santa Maria Elisabeta e o dono, um colega de escola de Vianello, arranjou-lhes uma mesa no restaurante apinhado. Sem lhe pedirem, trouxe-lhes meio litro de vinho branco e um litro de água mineral e disse a Vianello que deviam escolher a salada com camarão, alcachofras cruas com gengibre e, depois, as zuppe di pesce. Vianello anuiu com a cabeça; Brunetti também. [...]
«Antes que Vianello pudesse falar, o dono estava de volta com o pão. Pô-lo em cima da mesa, perguntou-lhes se queriam uns corações de alcachofra e afastou-se mal eles disseram que sim. [...]
«[Brunetti] Deitou vinho e água nos copos de ambos e bebeu um grande trago de água. [...]
«O dono voltou com as alcachofras, pousou-as e foi-se embora. Era uma hora e o restaurante estava cheio. Ambos [...] ficaram satisfeitos por ver que parecia estar cheio de habitantes locais [...].
« Brunetti acabou a primeira alcachofra e pousou o garfo [...].
«O Inspetor partiu um pedaço de pão e limpou o azeite do prato. "Estão boas. Gosto delas sem alho." [...]
«O dono trocou os pratos vazios pela salada: lascas de alcachofra e uma boa quantidade de camarõezinhos salpicados com raspas de gengibre.»
Donna Leon - Homens e bestas. Lisboa: Relógio d'Água, 2019, p. 85-86

Bom almoço!

3 comentários:

Maria disse...

Nunca comi alcachofras, mas queimei algumas nos santos populares. Não sei se seriam comestíveis. Dizem que é bom e faz bem.
Li há pouco num blog que Jeanne Moreau nos deixou há cinco anos. E que Antonioni e Bergman partiram em 30.07.07, ou seja, há 15 anos - tempus fugit. Gostava muitíssimo deste trio.
Veneza e alcachofras ficarão para a próxima reencarnação 😂
Boa noite!🌛

Mª Luisa disse...

Eu ando também com a Donna Leon (Dad y se os dará) mas a Paola não cozinhou ainda... nem o Guido foi comer á trattoria... Já tarda.
Boa noite!

MR disse...

Maria,
Se me puserem à frente alcachofras, como: nem goto, nem desgosto.

Maria luisa,
Não sei que livro estás a ler: ou não está trad. em Portugal ou tem um título muito diferente.
Vou começar A violoncelista do Daniel Silva.

Boa semana para as duas.