Prosimetron

Prosimetron

domingo, 28 de maio de 2023

Livros de cozinha - 135

Viseu: Câmara Municipal de Viseu, 2022

Um livro, coordenado por Alberto Correia, com os seguintes capítulos: «Viseu, um território, os seus recursos e as suas gentes»; «Matérias primas: natureza e mercado»; «Práticas alimentares e gastronomia regional no curso do séc. XX»; «Técnicas e artefactos»; e «Receituário». Este capítulo tem os subcapítulos: «Entradas»; «Caldos e sopas»; «Açordas, papas e migas»; «Marisco»; «Peixes do mar e do rio»; «Carne»; «Caça e aves»; «Cogumelos»; «Complementos»; e «Doçaria». 
Cada capítulo tem um texto introdutório. Um livro para se conhecerem os produtos alimentares da região e o modo como se cozinham.

Grão Vasco (?) - Cristo em casa de Marta e Maria, ca 1535-1540
Viseu, Museu Nacional Grão Vasco

José de Almeida e Silva (1864-1945) - Hortaliceiras, 1938
Viseu, Museu Nacional Grão Vasco

4 comentários:

Maria disse...

A cozinha não é a minha praia (e será que tenho alguma praia 🤔?) mas gosto imenso de Viseu e arredores.
Bom almoço! 🍽

MR disse...

É uma das cidades portuguesas de que mais gosto. Quando as nossas cidades pareciam vilas, Viseu tinha vida própria.
Embora eu não ligue grande coisa ao futebol, fico contente quando o Benfica ganha. Ontem estive em casa de benfiquistas e festejámos. De modo que o meu almoço vai ser simples.
Bom almoço! Bom resto de domingo!

Pini disse...

Otra ciudad de Portugal que me gustaría conocer. Muy bonitos los cuadros
Boa tarde

MR disse...

Boa noite!